Contar com uma especialização em Oncologia garante mais contribuição na área de Saúde
A especialização em Oncologia é uma das opções presentes na área de Saúde. O foco é qualificar profissionais da medicina para trabalharem com pacientes oncológicos no tratamento do câncer.
Além do médico oncologista, existem outros profissionais que formam uma equipe multidisciplinar na área oncológica e, para fazer parte dela, é necessário contar com uma especialização na área.
Ficou interessado em saber mais sobre o assunto? Neste artigo você encontra as melhores informações para estudar e especializar em Oncologia no Brasil. Boa leitura!
Qual a importância de se especializar em Oncologia?

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil se aproxima dos 625 mil casos da doença e, contando que existem diversos tipos, é necessária assistência ampla e multiprofissional, afinal, a área exige atenção específica para cada tipo de caso e pede dinâmicas diferentes na atuação do profissional.
Entre os exemplos de especialização em Oncologia estão:
- Farmácia;
- Enfermagem;
- Nutrição;
- Fisioterapia e outras.
Por que se especializar?
Menos de 1% dos profissionais possuem especialização na área e, conforme a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica informa, para cerca de 210 milhões de pacientes brasileiros, existem somente 3.500 especialistas.
Isso só prova uma grande demanda de profissionais preparados para tratar pessoas com câncer.
Onde fazer uma especialização em Oncologia?
Na hora de procurar uma especialização, é comum ficar em dúvida onde, não é mesmo? Para aqueles que buscam se especializar na área de Oncologia, a Unisa conta com mais de 100 cursos de qualificação, além de quatro Pós-Graduações diferentes, as quais falaremos um pouquinho sobre cada uma para você.
Confira abaixo quatro especializações em Oncologia e onde fazer:
1. Farmácia em Oncologia
A Pós-Graduação de Farmácia Em Oncologia visa capacitar profissionais para atuar em conjunto com outras áreas e para lidar com as especificidades requeridas por pacientes oncológicos — sempre com a intenção de realizar um trabalho efetivo e seguro e visando qualidade de vida do paciente.
O curso é oferecido na modalidade EAD e tem 12 meses (ou 364 horas) de duração. Além disso, conta com dois módulos, confira abaixo:
- Módulo I: conceitos básicos da Oncologia; tratamento cirúrgico, sistêmico e com radiação.
- Módulo II: políticas de assistência farmacêutica no ramo da Oncologia; assistência farmacêutica, farmacoepidemiologia, farmacoterapia; técnicas e serviços clínicos.
Um dos pontos altos oferecidos pelo curso é a capacitação para um vasto campo de atuação. Você pode garantir a qualidade dos medicamentos, acompanhar os efeitos, manipular os quimioterápicos, entre outras funções.
2. Enfermagem em Oncologia
A especialização de Enfermagem em Oncologia prepara esses profissionais para prestar assistência ao paciente oncológico em todas as fases da doença.
Sendo assim, o profissional é capacitado para lidar desde o momento do diagnóstico até os momentos mais difíceis do tratamento, como, cirurgias, radioterapia, quimioterapia e controle dos medicamentos do paciente.
Na Unisa, a Pós-Graduação de Enfermagem em Oncologia é oferecida na modalidade EAD, tem 12 meses de duração, e dispõe do seguinte conteúdo programático:
- Módulo I: conceitos básicos da Oncologia e disciplinas sobre tratamento cirúrgico, sistêmico e com radiação;
- Módulo II: com disciplinas mais específicas da área de enfermagem, conta com história da enfermagem em Oncologia, tratamento cirúrgico e clínico com adultos e idosos, cuidados paliativos e outros.
3. Nutrição em Oncologia
A especialização de Nutrição em Oncologia visa qualificar esses profissionais para atuar na área oncológica de forma completa. O curso oferece subsídios para que o nutricionista saiba trabalhar de forma humanizada, atendendo às necessidades de cada paciente.
Assim como nas duas especializações citadas anteriormente, o curso na Unisa é dividido em dois módulos: um com conceitos básicos da Oncologia e suas formas de tratamento; outro com as formas de atuação do profissional na nutrição.
Confira abaixo como eles funcionam:
- Módulo I: conceitos básicos da Oncologia, tratamento cirúrgico, sistêmico e com radiação;
- Módulo II: nutrição na prevenção do câncer, metabolismo dos macronutrientes, terapia nutricional adulta e pediátrica, cuidados paliativos, entre outros assuntos.
É uma Pós-Graduação com a intenção de preparar o profissional para a multidisciplinaridade que a Oncologia requer. Além disso, sua duração é de 12 meses e todas as aulas cumprem o regime de Educação a Distância (EAD).
4. Fisioterapia em Oncologia
A Pós de Fisioterapia em Oncologia visa preparar fisioterapeutas para lidar com pacientes oncológicos e atuar em parceria com os demais profissionais da área.
A intenção é que cada profissional, ao passar pela especialização, consiga auxiliar na prevenção ou tratamento das possíveis complicações cinético-funcionais que pacientes oncológicos podem desenvolver com o decorrer do tempo.
Para isso, a Unisa disponibiliza dois módulos, assim como nos cursos anteriores. Eles são formados pelo módulo “básico” e de atuação fisioterapêutica, confira abaixo:
- Módulo I: conceitos básicos da Oncologia, além do tratamento cirúrgico, sistêmico e por meio de radiação;
- Módulo II: fisioterapia para pacientes oncológicos adultos e pediátricos, cuidados paliativos para cada tipo específico de câncer e muito mais.
Ou seja, o curso dispõe de uma grade curricular completa para encaminhar e preparar o profissional para atuar de forma multidisciplinar, é oferecido na modalidade EAD e tem duração de 12 meses.
Gostou do conteúdo? Aproveite e fique de olho no conteúdo do blog da Unisa para ficar ainda mais por dentro dos assuntos educacionais.