Conheça 6 dicas para se preparar bem para o Vestibular de Medicina 2023

Se você está se preparando para o Vestibular de Medicina 2023, provavelmente já ouviu falar que diversos estudantes passam anos realizando a prova para conquistar a vaga, não é mesmo?

A verdade é que medicina conta com uma concorrência grande e exige que os estudantes se dediquem ao máximo. No entanto, quando se está bem preparado, nada é impossível.

E como não existe nenhuma fórmula mágica, separamos para você algumas dicas que podem te ajudar a se preparar da melhor forma possível para a prova mais concorrida do vestibular. Está pronto? Então, fica com a gente até o final!

6 dicas para antes do vestibular de medicina 2023

homem se preparando para o vestibular de medicina 2023

Quando se fala em Vestibular de Medicina, sempre dá um friozinho na barriga e a ansiedade aumenta, não é mesmo? Isso acontece porque passar em uma prova para a área de medicina é um pouco mais difícil, devido à enorme concorrência.

No entanto, apesar de todas as dificuldades, é possível que se consiga passar de primeira em medicina, sabia? Portanto, é importante ter calma e focar sempre no seu objetivo principal!

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que vai encarar o Vestibular de Medicina 2023, confira abaixo:

1. Organize as obrigações por nível de prioridade

Antes de qualquer coisa, é importante pensar positivamente e priorizar o que é mais importante para cada momento da sua vida, concorda? Quando se tem o objetivo de passar no vestibular, ainda mais sendo de medicina, é importante se organizar.

Para isso, ao iniciar o ano esteja com a mente tranquila e com suas metas bem definidas, priorizando o que vale ou não a pena em cada situação. Lembre-se que o estudo é um investimento que você realiza para si mesmo.

Por isso, você pode organizar suas obrigações no dia a dia por ordem de prioridade, pense nos seguintes questionamentos e responda-os para se organizar:

  • “Quais são minhas tarefas urgentes?”
  • “Tenho consultas, médicos, psicólogo(a) para ir? É semanal ou mensal?”
  • “Posso delegar alguma coisa para outra pessoa resolver?”
  • “Quero me divertir e descansar também, como me organizar para ter um tempinho livre?”
  • “Quais são os assuntos que tenho que me dedicar mais para a prova?”

Ao responder e organizar a ordem de prioridade das suas obrigações, você consegue montar uma boa rotina, com leveza, sem estresse e que favoreça seu bem-estar e também seus estudos, afinal, a intenção é focar no Vestibular de Medicina 2023 da Unisa, certo?

2. Inicie a rotina de estudos com antecedência

Após pensar nas suas prioridades para o ano, é chegada a hora de organizar a sua rotina de estudos, pensando com antecedência no que está por vir. Afinal, é essencial estar bem preparado.

Como você já sabe, medicina não é o curso mais fácil de se passar no vestibular, então, estar a frente dos concorrentes pode ser um diferencial para você. Seguindo esse viés, o foco é se preparar e montar uma rotina de estudos que se encaixe com a sua necessidade.

Para isso, é interessante montar um plano de estudos que se adapte ao seu dia a dia e as suas tarefas. Assim, evita-se que a rotina se torne exaustiva por falta de um cronograma bem elaborado.

3. Faça resumos sobre os assuntos

Você sabia que fazer resumos é uma boa forma de estudar para o Vestibular de Medicina? Sim, isso é verdade. Criar esse hábito pode ser uma ótima ferramenta para quem já conta com um planejamento de estudo, principalmente, por ajudar na memorização dos temas estudados. 

Como a medicina requer que o aluno estude diversos assuntos, ao realizar resumos, o estudante garante uma melhor absorção do conteúdo. Assim, é possível assimilar o vasto assunto que consta nos editais dos vestibulares.

Se no caso o seu foco for utilizar a nota do ENEM, é importante entender como funciona a estrutura da prova. Após isso, é possível conferir o edital e seguir um cronograma de estudos com foco em bastante leitura e escrita.

4. Evite pensar nos estudos como obrigação 

O estudante que prestará o Vestibular de Medicina não deve encarar os estudos como uma obrigação. É preciso mudar essa perspectiva para que as coisas ocorram de forma positiva e o resultado seja proveitoso com a aprovação, concorda?

Para isso, o estudante deve encarar que é necessário estudar, não como obrigação, mas como uma atividade que faz parte das suas atividades diárias. Logo, é como se hoje você estivesse plantando uma sementinha para colher lindos frutos no futuro.

Esse pensamento pode evitar a ideia de que as coisas são realizadas por obrigação. Além disso, é uma boa forma de estudar sem ter aquela pressão “negativa” em si mesmo. 

5. Descanse um dia antes do vestibular

Descansar é essencial para qualquer coisa que você realize na vida. Seja para realizar uma prova no dia seguinte ou para trabalhar, por exemplo. Quando se está descansado as coisas funcionam de uma forma melhor.

Alguns estudos no campo da psicologia, alertam que a falta de descanso pode afetar tanto o corpo quanto a saúde da mente. 

Nesse sentido, não se trata apenas de dormir, é mais sobre recompor o corpo físico, reestruturar a mente, a parte emocional e espiritual para se obter um descanso de qualidade.

6. Reserve tempo para o lazer

Sabe quando as pessoas falam que “existe tempo para tudo”? Não é mentira. Assim, como existe momento de estudar, existe momento para relaxar e aproveitar o momento. Inclusive, isso é algo que deve ter espaço no seu cronograma. Afinal, saúde mental é essencial!

Não existem formas de realizar uma prova tão importante, como um vestibular para medicina, estando cansado, exausto de tanto estudar, ou tão nervoso a ponto de não conseguir se desligar em momentos que deve-se relaxar.

Logo, é essencial contar com momentos de lazer na sua rotina. Uma boa ideia, é realizar atividades esportivas, pedalar, nadar, caminhar ao ar livre ou até mesmo realizar um treino de academia. Isso auxilia na hora da liberação de hormônios benéficos para a saúde.

Sabia que você pode garantir sua vaga na Unisa? Conheça o Vestibular de Medicina 2023 da Universidade Santo Amaro – Unisa e se prepare para uma graduação completa!

Deixe uma resposta