Estudantes que se preparam antecipadamente para o início das aulas têm mais chances de ter um ano próspero nos estudos. Descubra como fazer isso!
Com o início das aulas se aproximando, é natural sentir aquela vontade de voltar a estudar logo. Mas você sabe o porquê disso acontecer?
Em sua Teoria do Estabelecimento de Objetivos, Edwin Locke aponta que as pessoas tendem a ser muito mais produtivas quando estabelecem metas desafiadoras, mas alcançáveis, em um certo período.
Podemos, então, associar essas ideias ao nosso estímulo maior em janeiro, já que no primeiro mês do ano podemos estabelecer metas confortáveis para ficarmos mais preparados para estudar nos próximos períodos.
Uma preparação antecipada torna o aluno muito mais organizado, produtivo e autoconfiante. Mas, para isso, é também importante saber como fazê-lo com eficiência. E é sobre isso que falamos neste post. Confira!
Como se preparar para o início das aulas
Apesar de entender a importância de se preparar antecipadamente para o início das aulas, muitos estudantes costumam não saber como fazê-lo. No entanto, isso muito simples e fácil!
Confira agora uma lista completa com boas práticas para iniciar o ano com tudo nos estudos e garantir seu bom desempenho durante todo o período letivo.
1 – Crie um espaço de estudo
Imagine que você começa a estudar e, de repente, sua mãe passa falando alto no telefone, seu pai está assistindo televisão no último volume e seu irmãozinho chorando. Como se concentrar nesse ambiente?
Por isso, ter um espaço de estudos calmo e isolado é uma das melhores formas de manter o foco e evitar possíveis distrações. Dessa forma, aumenta-se a produtividade e melhora o aprendizado.
Outros pontos a se destacar são:
- Conforto;
- Iluminação;
- Temperatura do ambiente.
2 – Organize seus materiais
Dizem que as melhores pinturas de Van Gogh aconteceram quando ele tinha os pincéis certos em mãos. Você também precisa disso, sabia? Então, procure organizar seus materiais.
Garanta primeiro os utensílios essenciais, aqueles que você usa todos os dias, como cadernos, lápis, borracha, canetas. Depois, vá para os menos necessários. Por fim, não se esqueça de guardá-los em um espaço organizado e de fácil acesso para não perder tempo procurando algum objeto importante.
3 – Tenha atenção às datas
Uma pessoa com o cronograma das provas, feriados e eventos em mente dificilmente sofre com surpresas indesejadas, pois ela se planejou para evitar imprevistos.
Dessa forma, você pode montar um calendário exclusivo para o ano letivo, enfatizando as provas e datas importantes para uma maior autonomia sobre os estudos. Atualmente, existem recursos on-line para se fazer esse tipo de coisa, e agendas interativas e quadros de avisos também podem ajudar nessa tarefa.
4 – Realize estudos pré-aulas
Você não precisa esperar as aulas começarem para, enfim, voltar a estudar. Na verdade, o ideal é procurar uma forma para não depender exclusivamente delas para aprender.
Com estudos pré-aulas, você fica engajado antecipadamente e pode identificar as principais dificuldades e facilidades mais rapidamente.
Fora isso, também é possível ter uma prévia dos conteúdos que serão estudados. Pode assistir a algum documentário ou filme educativo, ou ainda, ler um livro para saber mais.
5 – Estabeleça metas de leitura
Por falar em livros, por que não adicionar leituras necessárias na sua lista de “metas para 2023”? Isso aumenta seu repertório e conhecimento.
Considere analisar as obras mais exigidas do ano letivo. Você não precisa ler um livro por semana, basta ler com qualidade. Às vezes, uma única leitura que ajuda em um conteúdo que você tenha dificuldade, por exemplo, pode valer por dez.
6 – Organize sua rotina de estudos

Uma rotina de estudos planejada com antecedência pode poupar muita dor de cabeça no futuro. Com ela, você estabelece qual caminho seguir para não ficar perdido.
Um bom plano de estudos deve considerar sua realidade e características para extrair seu melhor, então, é uma forma de aumentar a produtividade.
Para mais, ao organizar um cronograma de estudos, a constância no processo de aprendizagem é garantida.
7 – Revise conteúdos antigos
Não pense que aquilo que passou não volta mais, pois muitas vezes conteúdos antigos servem de base para os próximos. Então, procure estar sempre atualizado sobre eles.
Rever o que já foi estudado pode, ainda, trazer novas dúvidas à tona ou até descobrir novas informações. É possível fazer isso voltando para antigas anotações, assistindo videoaulas que fazem breves revisões sobre os assuntos ou, ainda, praticando exercícios para ver o quanto se lembra.
8 – Pesquise cursos extracurriculares
Pode parecer que não, mas realizar cursos extracurriculares é uma forma alternativa de ampliar seus estudos, e o mês de janeiro pode ser o ideal para buscar por esses cursos, pois é quando a maioria das instituições oferece opções exclusivas de inscrições e matrículas.
Por isso, você pode procurar por uma opção de curso que ajude a aplicar seus conhecimentos na prática, por exemplo. Assim, é possível conhecer novos ambientes enquanto se desafia constantemente.
9 – Use estratégias de aprendizagem ativa
As práticas de aprendizagem ativas são aquelas que visam fazer do aluno a figura principal no processo do conhecimento. Você pode adaptar algumas estratégias para o seu cotidiano, como:
- Jogos interativos;
- Análise de casos reais de algum problema da sua área;
- Desenvolvimento de projetos pessoais ou coletivos;
- Debates com pessoas da área.
Fazendo isso, você tem mais autonomia sobre seus estudos e pode aplicar seus conhecimentos de diferentes maneiras práticas. Tudo isso antes mesmo do início das aulas!
10 – Utilize recursos de tecnologia para estudar
A tecnologia está a seu favor! Há diversos aplicativos e recursos tecnológicos que ajudam a manter a organização, regularidade e produtividade nos estudos, trazendo dinâmica e praticidade.
Além das habituais videoaulas do YouTube e das pesquisas no Google, outras opções de apps que ajudam a estudar, organizar suas tarefas e otimizar seu tempo são:
- Trello: quadro pessoal de avisos;
- Pomello: otimização de tempo;
- Evernote: anotações e planejamento;
- RevisApp: revisões e exercícios de fixação.
Gostou das dicas? Então, é hora de agir
Com todas essas dicas, se preparar antecipadamente para o início das aulas ficou mais fácil, não foi? Afinal, agora você já pode começar seus estudos com direcionamento e estratégia.
Essas orientações ajudam ainda mais quando você está iniciando uma graduação. Mas, se o seu foco são os processos seletivos, saiba que a Unisa está com você! Aqui, é possível escolher seu curso preferido e encontrar a melhor forma de vestibular para dar o primeiro passo na sua tão sonhada graduação. Vai perder essa?