Deseja cursar a faculdade de Direito? Saiba todas as informações necessárias antes de ingressar no curso!

A faculdade de Direito é a mais procurada pelos estudantes no Brasil. De acordo com dados informados pelo INEP, dos 8,3 milhões estudantes matriculados no Ensino Superior, 10,8% eram de Direito.

Isso só nos mostra o quão grande é a procura por esse curso. Entretanto, a dúvida que fica é: faculdade de Direito vale mesmo a pena? Vem com a gente neste artigo que responderemos todas as suas dúvidas! 

Sobre a faculdade de direito

estudante de direito

O tipo de formação da faculdade de Direito é bacharelado. Os profissionais são preparados para lidar com justiça, conhecimento teórico e prático, comprometimento com a ética da profissão, além de atuar conforme a democracia e preceitos da cidadania.

Após formado, o bacharel em Direito é capacitado a realizar transformações positivas no sistema e sociedade brasileira, pois ao longo da formação na graduação, o aluno adquire conhecimentos teóricos e técnicos sobre a Legislação Brasileira e Internacional.

Desde seu funcionamento, até como desenvolver uma visão consciente e ampla sobre questões sociopolíticas.

Ao chegar no final do curso, o estudante pode realizar o exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para se tornar advogado ou pode atuar na área jurídica ao fazer concurso para juiz ou promotor.

Grade curricular

A grade curricular do curso de Direito conta com uma vasta gama de conhecimentos, desde áreas das Ciências Sociais e políticas até matérias específicas da área de Direito, como, por exemplo: direito do trabalho, família e penal.

Confira algumas das principais matérias da grade de Direito:

  • Ciência Política e Econômica
  • Criminologia e Teoria Geral do crime
  • Direito Administrativo e Processo Administrativo
  • Direito Processual do Trabalho
  • Ética, Diversidade e Direitos Humanos
  • Filosofia Jurídica
  • Fundamentos da Antropologia e da Sociologia Jurídica

E a área é tão ampla que é possível identificar conhecimentos de outros campos, principalmente em cursos de pós-graduação, como é o caso do Mestrado em Direito Médico oferecido pela Unisa.

Tempo de curso

O curso de Direito tem duração de 5 anos (ou 10 semestres), o tempo necessário para o aluno cumprir toda a carga disciplinar da graduação.

Quanto custa

O valor da faculdade de Direito depende de uma série de fatores. Como turno, semestre e instituição de ensino. No entanto, a base média de preço para a mensalidade desse curso é em torno de R$ 889,90, e é preciso levar em conta possíveis variações.

Como ingressar em Direito?

Para ingressar em um curso de Direito, primeiramente, saiba que existem várias possibilidades, algumas delas são:

  • Vestibular
  • Enem/Encceja
  • Transferência de faculdade
  • Vestibular/prova online

E a Unisa oferece todas essas opções, mais a Redação Online! 

Quais os materiais necessários na faculdade de Direito?

Todo estudante que deseja passar em um curso específico, precisa contar com materiais para se preparar e no Direito não é diferente, por isso, separamos o que você precisa estudar para esse curso, confira:

Dicionário Jurídico

O dicionário jurídico é essencial para você que irá se inserir em um campo de aprendizado novo, com novos vocábulos e termos. Esse tipo de material auxiliar ajuda obter uma melhor compreensão a respeito dos conteúdos do primeiro semestre do curso.

Vade Mecum

O Vade Mecum é um livro que conta com um compilado de leis brasileiras. É organizado por especialistas do Direito e seu nome pode ser traduzido como “Vai Comigo”, por fazer referência aos estudantes que estão com o material em sua companhia na faculdade.

Não é um livro comum, é uma seleção completa com leis, súmulas de tribunais, remissões legais, entre outros assuntos importantes para estudantes da área. Por fim, pode ser encontrado na versão digital e física e em dois tipos: tradicional ou geral.

Livros

O estudante de Direito precisa contar com livros da área do Direito, ciência política, antropologia, setor jurídico e muito mais. Além disso, existem bibliotecas com diversos materiais e livros que podem ajudar você a se preparar e estudar para a área.

Quem se forma em Direito pode ser o quê?

O mercado de trabalho para quem se forma em Direito pode ser bastante vasto, isso porque esse campo de atuação se mantém aquecido com novas vertentes de atuação. Exemplo disso são as áreas de Direito da Tecnologia da Informação e Direito Ambiental. 

Assim como foi citado anteriormente, o formando em Direito pode atuar como advogado depois de fazer a prova da OAB. Além disso, é possível prestar concurso para promotor, delegado de polícia ou seguir carreira de jurídica para futuramente tentar cargo público para juiz. 

Quanto ganha?

O salário do profissional formado em Direito depende muito da área de atuação e da região. Sabendo disso, confira o valor base para algumas áreas específicas:

  • Direito do Trabalho: R$ 11.023,82;
  • Direito Penal: 9.972,78;
  • Direito Público: 9.001,79;
  • Direito Civil: 8,470,39.

Faculdade de Direito: vale a pena?

Sendo a grande dúvida de muitas pessoas, a resposta é: Sim! A faculdade de Direito vale muito a pena. O estudante sai preparado como cidadão e profissional para atuar da melhor forma possível, além de obter um ótimo salário!

Por isso, é fundamental ingressar em uma Universidade que te prepara para o mercado de trabalho, que ofereça todas as ferramentas necessárias para você se preparar por meio de estágios e ótimos professores.

E a Unisa é uma Instituição que conta com todas essas opções, além de ser nota máxima no MEC. Se deseja saber mais sobre a graduação ou já decidiu pela carreira, conheça nossa faculdade de Direito da Unisa!

Deixe uma resposta