Quantas vezes você já desejou que seu chefe ou colegas de trabalho tivessem mais empatia? Embora muitos achem que isso seja carência, essas pessoas estão enganadas.
De acordo com o livro Inteligência Emocional 2.0 – Você sabe usar a sua?, conseguir lidar com emoções e sentimentos é responsável por 58% do nosso sucesso profissional. Dentro do conceito de Inteligência Emocional, está a empatia — uma das habilidades mais urgentes do mercado.
Pensando nisso, que tal aprimorar a empatia para transformar ambientes de trabalho hostis em locais saudáveis?
Leia também:
Saiba como desenvolver sua Inteligência Intrapessoal
Mentalidade colaborativa: entenda o que é e aplique no seu dia a dia
Potencialize a criatividade e destaque-se no mercado de trabalho
O que é empatia
Antes de tudo, a empatia é uma competência emocional e comportamental, bem como a capacidade de pensar e sentir como se fosse o outro. A prática dela gera conexão entre as pessoas, além de permitir que a gente enxergue tudo a partir de vários pontos de vista.
Além disso, de acordo com pesquisadores, a empatia não é considerada uma qualidade única. De fato, ela é dividida em três tipos:
- Cognitiva, focada no ponto de vista do outro;
- Emocional, que visa compartilhar o sentimento com o outro;
- Compassiva, que identifica o que o outro precisa e nos permite oferecer ajuda.
Ademais, essa divisão funciona como um processo. Inclusive, aqui na Unisa, uma das características do ensino é formar profissionais com uma visão humanística e claro, com empatia.
Dessa forma, selecionamos algumas dicas essenciais para lhe ajudar a desenvolver uma personalidade com mais empatia. Confira:
Tenha percepção
Não só escute o que seus colegas têm a dizer, preste atenção ao que não é dito com palavras. Portanto, treine para perceber o que há por trás de olhares, tons de voz, expressões corporais e ações.
Não julgue
Evite julgamentos e entenda que as pessoas reagem de formas diferentes. Acima de tudo, respeite e não diminua os problemas de um colega. Lembre-se: todos estão trabalhando, têm suas responsabilidades, prazos a cumprir e vida pessoal.
Tenha disponibilidade para conversar
Avalie o que o outro precisa e se puder, ofereça ajuda. Abrir espaço para uma comunicação sadia é fundamental em uma conexão e para criar confiança. Portanto, seja honesto e gentil sempre.
Permita-se aceitar ajuda
Não só tenha empatia com os seus colegas, como também deixe que eles tenham com você. Ademais, é nesse processo de troca que o desenvolvimento da empatia ocorre.
Curtiu o conteúdo? Fique de olho no #blogdaUnisa e no site para publicações diversificadas sobre educação e empregabilidade!