A Gastronomia é prestigiada no mundo todo e, na última década, teve um crescimento de popularidade notório no Brasil. Por isso, saiba mais sobre o ramo! 

Graças ao alcance de programas da TV aberta, TV fechada e a rica culinária nacional espalhada por todos os estados, a Gastronomia conquistou uma grande notoriedade,evando pessoas a se interessarem mais sobre a prática na cozinha, análise gastronômica, carreira profissional e até turismo gastronômico.

Interesse esse que, segundo cálculos da ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), movimenta cerca de 250 bilhões de reais por ano no Brasil. Além de ser um dos itens de melhor avaliação por turistas que visitam o país. 

A Gastronomia ainda tem muitos espaços para se desenvolver, ser divulgada, ingressada por novos aspirantes, mas, antes de qualquer outra coisa, sendo bem compreendida. Por isso, cabe conhecer sua origem,  conceito e  estudo.

O que é Gastronomia?

A Gastronomia é um ramo do conhecimento que possui abordagem artística e científica e  se presta a analisar e difundir técnicas de preparo, apresentação e apreciação dos alimentos. 

É um campo de estudo que abrange todos os aspectos da comida, desde a seleção dos ingredientes, passando pela combinação entre eles no preparo, apresentação, até chegar no tão aguardado consumo. E. sendo uma forma de expressão artística, ela é capaz de dizer muito da cultura local de cada região, pois capta as tradições regionais, a história e a disponibilidade dos ingredientes.

Desse modo, a Gastronomia proporciona uma experiência sensorial completa, que envolve o paladar, a visão, o olfato, a textura por meiodo tato e até mesmo o som. Por isso, leva os profissionais da área a pensar muito sobre o prazer oriundo da experiência gastronômica.

História da Gastronomia

A história da Gastronomia começou há muito tempo , na origem das civilizações, quando o homem aprendeu a cozinhar alimentos e criar bebidas fermentadas. 

 Com a descoberta do fogo, há cerca de um milhão de anos, a prática foi evoluindo ao longo dos séculos,e tal modo que no Egito antigo, a Gastronomia já era uma arte sofisticada, com pratos elaborados e receitas registradas em papiros. Os romanos também contribuíram para o desenvolvimento da Gastronomia com a criação de banquetes e festivais de comida.

Na Idade Média, a Gastronomia era vista como uma forma de status e poder, exatamente pela realização de banquetes que, nesse período, eram realizadom com extravagância por nobres e realeza.  É nesse período que a cozinha começa a se dividir em diferentes especialidades, como a confeitaria e a panificação.

Ao longo dos séculos, a Gastronomia foi evoluindo,  tornando-se mais científica com a criação de técnicas e equipamentos específicos para a prática. Surgiu também a Nutrição, que começou a ser estudada e incorporada.

Atualmente, a Gastronomia é uma arte e ciência sofisticada que abrange diferentes áreas, desde a culinária até a mixologia e a confeitaria.  É compreensível que ela seja fruto da cultura, história, tradições e disponibilidade de ingredientes de cada região, tornando essa forma de expressão artística marcante que envolve todos os sentidos.

Áreas da Gastronomia

entenda o que é gastronomia

Como já mencionado, a Gastronomia foi adquirindo, com o tempo, várias práticas técnicas, que hoje são áreas de especialização. Algumas delas são: 

  • Culinária
  • Confeitaria
  • Panificação
  • Cozinha Internacional
  • Cozinha Regional
  • Molecular
  • De rua
  • Sommelier
  • Funcional
  • Vegana
  • Nutrição
  • Hospitalar
  • Esportiva
  • Pesquisa e Desenvolvimento Alimentar

Vale lembrar que, entre muitas outras áreas, as que se detêm nos pratos de um determinado país ou região (as gastronomias locais) também são consideradas áreas como as citadas acima.

Como é a faculdade de Gastronomia?

Se fazer a faculdade de Gastronomia é o seu sonho, saiba que o curso oferece uma formação ampla e diversificada sobre os alimentos e bebidas, incluindo disciplinas teóricas e práticas que visam desenvolver as habilidades e conhecimentos necessários na área.Entre as disciplinas do estão: a História da Gastronomia, Nutrição, Segurança Alimentar, Técnica Culinária e outras. 

Além disso, o o perfil do aluno de Gastronomia é geralmente de pessoas criativas, curiosas, organizadas e com paixão pela culinária e, claro, por cozinhar. São estudantes que precisam ter disposição para trabalhar em equipe, pois  a cozinha é um ambiente colaborativo, onde o trabalho coletivo é fundamental para o sucesso.

Agora que você tem mais informação sobre a área, caso esteja decidido em entrar no curso para se profissionalizar, inscreva-se na nossa Graduação em Gastronomia

Deixe uma resposta