Se você é apaixonado por educação e deseja trabalhar em uma profissão que possa fazer a diferença na vida de muitas pessoas, a Pedagogia é uma excelente opção de carreira!

A Pedagogia é a área de estudo que visa compreender os processos de ensino e aprendizagem, bem como o desenvolvimento humano em diferentes contextos educacionais. 

É uma profissão desafiadora e gratificante que pode fazer a diferença na vida de muitas pessoas. No Brasil, em um dos últimos levantamentos do Conselho Federal de Educação (CFE), realizado em 2020, havia mais de 300 mil pedagogos registrados no país.

Isso demonstra a importância da profissão para a sociedade brasileira. Os pedagogos brasileiros têm um papel fundamental na promoção da educação inclusiva e na garantia do direito à educação para todos. 

Apesar disso, muitas pessoas ainda não sabem o que é Pedagogia de maneira aprofundada. Que tal conhecer um pouco mais sobre essa área central para o desenvolvimento infantil e de toda a sociedade?

O que é Pedagogia? 

A Pedagogia é a área do conhecimento cujo objetivo é compreender os processos de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento humano em diferentes contextos educacionais. 

É uma ciência que se preocupa com a formação de indivíduos críticos, autônomos e capazes de atuar em diferentes áreas da sociedade. Portanto,  é fundamental para a sociedade, pois é por meio dela que se promove a Educação e se garante o desenvolvimento humano.

Para alcançar o objetivo de formar indivíduos capazes de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo e contribuir para o progresso da sociedade, a Pedagogia estuda diversas teorias e práticas educacionais.

Entre elas podemos citar:

  • Psicologia da Aprendizagem
  • Sociologia da Educação
  • Filosofia da Educação
  • Gestão Escolar

Agora que já possui o domínio sobre o que é Pedagogia, é importante compreender também o trabalho do profissional dessa ciência, o pedagogo.

No contexto escolar, além de atuar como professor do Ensino Infantil, o pedagogo também é responsável por desenvolver currículos inclusivos e adaptados às necessidades dos alunos, fornecer apoio pedagógico para alunos com deficiência ou outras necessidades especiais.

A atuação do pedagogo pode se dar em diferentes contextos, desde escolas públicas e privadas até ONGs, empresas e órgãos governamentais. Ele pode atuar também como coordenador pedagógico, gestor escolar, consultor educacional, entre outras possibilidades.

Áreas da Pedagogia 

Existem diversas áreas de atuação na Pedagogia que podem ser definidas de acordo com os diferentes campos de estudo e práticas profissionais. Essas áreas podem se subdividir em várias especialidades e subespecialidades, dependendo do país e da instituição em questão.

Segue abaixo uma lista de algumas das possibilidades de atuação profissional:

  • Educação Infantil
  • Educação de Jovens e Adultos
  • Educação Especial
  • Gestão Escolar
  • Orientação Educacional
  • Supervisão Escolar
  • Educação Ambiental
  • Psicopedagogia

Locais de atuação do pedagogo 

A formação em Pedagogia abre muitas portas para quem busca uma carreira voltada para a Educação e formação de pessoas. O principal local de atuação do pedagogo é nas escolas, seja como professor ou como orientador educacional e coordenador pedagógico. 

Além disso, é possível trabalhar em empresas e organizações não governamentais, desenvolvendo atividades de treinamento e capacitação de funcionários e voluntários.

A Universidade também é uma possibilidade, seja como professor universitário ou como pesquisador acadêmico. São diversas as possibilidades de trabalho na Pedagogia, tanto  no setor público como no setor privado.

Como é a faculdade de Pedagogia? 

faculdade de pedagogia

Dentre os cursos de Licenciatura, a faculdade de Pedagogia é uma das mais procuradas. Ela é ideal para aqueles que buscam uma formação que permita trabalhar na área da Educação e também em outras relacionadas à formação e desenvolvimento humano. 

O perfil geral do estudante de Pedagogia é alguém com interesse em aprender sobre processos de aprendizagem, desenvolvimento infantil, políticas públicas na área da educação, metodologias de ensino, entre outros temas.

A Graduação em Pedagogia dura, em média, 4 anos, podendo variar de acordo com a faculdade. Durante o curso, o estudante terá acesso a disciplinas teóricas, que visam a formação de um profissional capaz de compreender e atuar nas mais diversas áreas da Educação. 

As aulas são ministradas por professores especializados que possuem vasta experiência na área e visam a preparação do estudante para as demandas do mercado de trabalho.

Entre as disciplinas presentes na grade curricular do curso de Pedagogia, podemos destacar:

  • Fundamentos da Educação
  • Psicologia do Desenvolvimento
  • Políticas Públicas em Educação
  • Metodologias de Ensino
  • Educação Inclusiva
  • Educação Infantil
  • Gestão Escolar
  • Práticas Pedagógicas

Além das aulas teóricas, o curso de Pedagogia conta com estágios obrigatórios em instituições de ensino, o que possibilita a vivência prática do que é aprendido em sala de aula. Dessa forma, o estudante pode ter uma experiência real no cotidiano de uma escola, desde o planejamento até a execução de atividades educativas. Ao final do curso, o aluno estará apto para atuar nos diversos cargos que compõem a área da Pedagogia.

Sabendo agora a importância da Pedagogia para o desenvolvimento da sociedade, não deixe de visitar a página do curso e conferir mais sobre a Graduação em Pedagogia.

Deixe uma resposta