Se você faz parte dos milhões de estudantes que estão se preparando para o Enem, já sabe que é preciso estudar para conseguir uma boa colocação — mas muito mais do que isso, há uma série de dicas para se sair bem no Exame.
Afinal, além de ler os conteúdos, se atualizar sobre temas importantes que podem cair na redação e treinar cálculos e fórmulas matemáticas, para se sair bem em provas extensas há outras estratégias. Para dar conta é preciso se planejar, além de cuidar do corpo e da mente, já que o descanso também deve fazer parte da sua rotina de estudos.
Por isso, continue a leitura e confira 8 dicas essenciais para se sair bem no Enem.

1. Leia o edital com muita atenção
Parece até uma dica óbvia, mas o fato é que serve para qualquer prova que você vai participar, seja o Enem, vestibulares ou concursos. Isso porque o edital é um documento completo que informa sobre os direitos e deveres do candidato. Além disso, há uma série de instruções que devem ser seguidas.
Além disso, no edital constam informações sobre horários, itens que podem ser levados, objetos proibidos e as demais regras para a realização da prova. Não cumprir algumas delas pode até resultar na eliminação do candidato. Imagina só estudar tanto e ser desclassificado por algum motivo que podia ser evitado? No mínimo frustrante.
Vale lembrar que, no caso do Enem, você deve obrigatoriamente apresentar seu documento de identificação original com foto, para provar sua identidade. Além disso, a caneta para preenchimento do gabarito e elaboração da redação deve ser preta e com corpo transparente.
2. Se alimente de maneira saudável
Sabe quando você estuda durante horas e acaba pulando as refeições? A longo prazo, esse hábito causa uma série de danos para a sua saúde, comprometendo até mesmo a capacidade de cognição e aprendizado.
Durante os estudos, você pode consumir alimentos que dão mais energia, como os que possuem cafeína ou aceleram o metabolismo. Já para os momentos de ansiedade, vale a pena tomar aquele chá de camomila.
No dia do Exame, leve alguns lanches simples para não perder o foco. O Enem é uma prova extensa, que dura a tarde toda e a fome pode bater. É permitido levar chocolates, frutas e barrinhas de cereal – mas apenas cuidado para não danificar o caderno de provas e principalmente, o gabarito.
3. Tenha uma boa noite de sono
A qualidade do sono é fundamental para garantir a qualidade da prova. Dessa forma, é recomendável dormir pelo menos oito horas por noite — especialmente os adolescentes, que ainda estão em fase de desenvolvimento. Noites mal dormidas resultam em cansaço, indisposição e influenciam no seu humor.
Antes da prova, é ainda mais importante garantir estar descansado. Por isso, deite cedo na noite anterior e tente dormir pelo menos oito horas. Já no período dos estudos, sempre que sentir que seu desempenho está caindo, observe a qualidade do seu sono e a quantidade de horas dormidas, pode ser o cansaço.
4. Planeje seus estudos
Muito além de apenas estudar durante muitas horas, é fundamental organizar a sua rotina de estudos. Afinal, são muitos conteúdos para dar conta e é preciso saber o que priorizar em cada momento.
Assim, monte seu planejamento de acordo com seus horários disponíveis para garantir que você estude de forma regular. Pois não determinar horários para os estudos é um dos principais motivos que levam à procrastinação. Mas lembre-se de fazer um breve intervalo ao alternar entre um conteúdo e outro.
5. Esteja antenado nos assuntos atuais
A redação tem um grande peso na avaliação da prova, e para ter uma excelente pontuação nela, é importante ter conhecimento sobre os assuntos atuais. Além disso, também é importante ter um bom repertório intelectual e cultura com produções do momento.
Portanto, a dica é consumir os filmes do momento, livros e séries atuais, além de estudar assuntos clássicos, como história e filosofia; ler artigos e textos de assuntos variados, pois eles também podem ajudar na bagagem necessária para construir o seu texto e sua argumentação.
6. Faça simulados
Uma das melhores formas de estudar para qualquer prova, seja Enem ou vestibulares, é conhecer o estilo de cada uma delas. E nada melhor para isso do que fazer uma série de simulados, corrigindo as questões que você não acertar.
7. Gerencie o tempo de prova
Um dos fatores que também pesam no seu desempenho é saber gerenciar o tempo. Além de influenciar no planejamento dos estudos, também é importante usá-lo com sabedoria ao fazer a prova.
Por isso, ao pegar o caderno de provas, leia as questões com atenção e observe quais despertam dúvidas. Uma dica é não perder muito tempo com as que você não sabe, pois elas podem atrasar as demais respostas.
Já no dia da redação, é recomendável começar por ela, já que com a mente descansada é possível ter mais ideias e melhorar a capacidade argumentativa. Depois de escrever sua redação, vá para as questões objetivas, sempre priorizando as que têm mais chance de acertar.
Também é importante incluir breves momentos de pausa na execução da prova, seja para tomar uma água, comer algo ou apenas respirar durante alguns minutos. Outra dica interessante é chegar, ao menos, alguns minutos antes do horário final da entrada. Pois um atraso pode gerar ansiedade e comprometer o seu desempenho na prova.
8. Inicie pelas disciplinas que mais domina
Muito além de uma estratégia para gerenciar o tempo de prova, iniciar pelas disciplinas que você domina pode te ajudar a ter mais confiança, trazendo otimismo e autoestima para a realização da prova. E a positividade é um ingrediente fundamental para se sair bem em qualquer exame.
Portanto, usar técnicas que inspiram a sua positividade e confiança é um ótimo caminho para acertar mais questões e ajudam a ter um melhor desempenho no Exame.
Sabia que a sua nota no Enem pode ajudar você a entrar na Unisa? Clique aqui para saber como!
Leia mais:
5 dicas para se preparar para o Enem