Mudar de carreira exige organização e bom planejamento para se especializar e enfrentar os possíveis desafios que porventura possam surgir

Transições nunca são fáceis, concorda? Porém, quando o assunto é sobre mudar de carreira, é muito provável que a dificuldade se torne ainda maior. São tantas questões a serem pensadas: área de trabalho, questões financeiras, mercado de trabalho, entre outros.

Atualmente no Brasil, o índice de pessoas querendo fazer transição de carreira está cada vez maior. Exemplo disso é a pesquisa realizada pela ADP Research, onde se analisa que 4 a cada 5 brasileiros cogitam a mudança de trabalho.

O recomendado é que tudo isso seja realizado com organização e planejamento. Pensando nisso, neste artigo, você encontra as melhores dicas para aproveitar o ano novo e planejar a desejada transição de carreira. 

8 dicas para mudar de carreira

O ano novo está chegando e nada melhor do que começá-lo com o pé direito, não é mesmo? Por isso, se nos seus planos para o ano seguinte, consta mudar de carreira, saiba que é possível alcançar isso de forma segura e bem planejada.

Separamos algumas dicas que podem ajudar, confira abaixo as principais:

1. Pesquise sobre o mercado 

Antes de tomar uma decisão precipitada, o ideal é analisar todo o panorama da situação, concorda? Aqui é possível fazer um breve paralelo entre mudança de carreira e viagens.

Você já conheceu alguém que embarcou para outro país sem saber nada sobre ele ou sem ter realizado uma breve pesquisa? Muito pouco provável, não é?!

A mesma coisa acontece na mudança de carreira, antes de embarcar nela, é preciso saber brevemente sobre como se comporta o mercado atual.

Isso ajudará a entender quais são as suas possibilidades, o que se encaixa ou não na sua situação, qual a média de salário e outros fatores que podem ser decisivos para esse pontapé inicial.

2. Conheça as vagas disponíveis

Após analisar o cenário, é interessante conhecer as possibilidades de vagas para a área do seu interesse. Nesse sentido, é interessante criar uma lista com as possíveis carreiras, bem como os cargos que são do seu interesse.

Uma boa dica é pesquisar em sites que divulgam vagas, como é o caso do LinkedIn. Hoje em dia, essa plataforma é ideal tanto para a recolocação quanto para a transição de carreira. 

Por lá o profissional consegue não só procurar vagas, mas ficar antenado nas novidades e acompanhar os atuais requisitos de emprego que as empresas buscam. 

Ao utilizar essas ferramentas, fica mais fácil elencar e procurar as vagas de emprego que condizem com seu perfil, quais oferecem mais benefícios e se encaixam na sua trajetória profissional.  

3. Invista em qualificação profissional

Se capacitar, talvez, seja a principal dica para qualquer profissional que busca uma mudança de profissão. Afinal, investir em conhecimento e capacitação nunca é demais, concorda?

Sendo assim, além da vontade, objetivo e determinação, é fundamental que haja comprovação dos conhecimentos já adquiridos e dos que ainda planeja adquirir. Aqui vale ressaltar, a importância da inteligência intrapessoal

Além das competências conhecidas como “soft e hard skills”, que em tradução livre seriam capacidades comportamentais e técnicas. Em outras palavras, seria o seguinte: 

  • Habilidades técnicas: são aquelas comprováveis através de um certificado de graduação, de cursos ou especializações, por exemplo;
  • Habilidades comportamentais: são aquelas capacidades que se relacionam com a forma como um indivíduo lida e interage com outros indivíduos, bem como com as diferentes situações.

4. Faça networking

mulher realizando networking para mudar de carreira

Citamos o LinkedIn anteriormente e ele funciona como um ótimo artifício para criar uma rede de contatos para a sua mudança de profissão. Isso porque lá criam-se relacionamentos profissionais, onde as pessoas podem surgir com indicações e até mesmo vagas que se relacionem com seu interesse.

Portanto, a dica é criar contando com outros profissionais da área da qual você deseja fazer a transição. Isso é possível tanto na rede citada acima, quanto por meio dos cursos e especializações realizadas.

Logo, ao participar de ambientes em que outros profissionais circulam, torna-se possível criar relacionamentos favoráveis para a sua mudança de carreira.

5. Considere a sua personalidade

Outro fator necessário para se considerar ao mudar de carreira, é perceber quais são os traços mais evidentes da sua personalidade que condizem com esse tipo de trabalho. Além disso, é possível ter como base aquilo que já se identifica no atual emprego.

Sendo assim, suponha que suas maiores virtudes são a comunicação espontânea, proatividade e responsabilidade. Essas características podem ser fundamentais para uma área específica, como no caso da gestão de pessoas, por exemplo.

Ao considerar a sua personalidade como fonte determinante para uma mudança de carreira, é possível tomar decisões mais assertivas na hora de escolher a área ou emprego para o qual deseja fazer transição.

6. Tenha uma reserva financeira

É impossível deixar de lado o fator financeiro, correto? O fato é que para realizar uma mudança na carreira, é necessário contar com o mínimo de organização financeira.

Imagine que ao decidir mudar de carreira, terá que “recomeçar” em uma nova profissão. Talvez, o cargo seja em um nível inferior ao anterior, bem como o salário, até conseguir se estabilizar e galgar outras oportunidades na empresa, terá que estar com os “pés no chão”.

Sendo assim, para evitar imprevistos e até mesmo não desamparar seus dependentes, caso seja o caso, o ideal é contar com uma reserva financeira, para garantir esse período transicional. 

7. Faça uma escolha bem pensada

Ao longo das dicas anteriores, já deu para perceber que não adianta decidir sem contar com um planejamento. Sendo assim, o ideal é fazer uma escolha bem pensada, ponderando todos os benefícios e malefícios dessa decisão.

Lembre-se que mudar de profissão pode parecer simples, mas requer, acima de tudo, responsabilidade para encarar todas as possíveis dificuldades que porventura possam surgir nessa trajetória.

Converse com outros profissionais, pesquise, se informe e procure se especializar. Algumas instituições contam com diversos cursos profissionalizantes para preparar o trabalhador. 

Por isso, conheça agora mesmo os cursos da Unisa e inicie sua transição de carreira conhecendo a nossa 2.ª graduação, graduação tecnológica de curta duração, pós-graduação em sua área de interesse e até mesmo os cursos livres. 

 Prepare-se para mudar de carreira e se encaixar no mercado de trabalho!

Deixe uma resposta