Para manter uma vida equilibrada, a organização financeira é extremamente importante — não só para evitar os estresses causados pelas dívidas, mas também para fazer planos e realizar sonhos.

Mestre em Economia e Finanças, o professor da Unisa Marcelo Cerqueira destaca que com planejamento financeiro é possível programar uma aposentadoria tranquila, viajar, constituir reservas para emergências e investir nos estudos.

Inclusive, quando falamos em estudar, incluir a mensalidade no orçamento pode ser uma preocupação. Mas, com organização é possível realizar esse sonho. Confira as dicas do professor!

Conexão Mercado

Leia também:

5 dicas para uma personalidade empreendedora

Potencialize a criatividade e destaque-se no mercado de trabalho

Unisa e Nube apresentam: Seu Currículo, Sua Imagem

De acordo com o professor Marcelo — independe do objetivo traçado — para manter uma vida financeira estruturada, é necessário seguir quatro passos:

1. Conheça suas Receitas, ou seja, quanto você recebe mensalmente;

2. Liste suas despesas fixas — aquelas que paga todo mês;

3. Anote todas as despesas, até as que parecerem insignificantes;

4. Utilize ferramentas de organização. Pode ser um caderno, uma planilha ou aplicativo.

Por outro lado, quando o assunto é a faculdade, existem dicas específicas para ficar em dia com o pagamento:

Entenda: a mensalidade é um custo fixo

Por ser um pagamento recorrente, a mensalidade é considerada um custo fixo. Por isso, analise suas despesas e tenha em mente que é necessário reservar parte do valor para ela.

Fique atento ao vencimento do boleto

Se possível, alinhe a data de recebimento d salário com a do pagamento da mensalidade, assim você evita atrasos e encargos.

Utilize o 13º salário

Estamos no final do ano e a parcela do 13º está próxima. Guarde parte dela para matrícula. Além disso, o valor também pode ser utilizado como reserva de emergência para imprevistos que possam ocorrer durante o ano.

Agora que você já sabe como manter sua vida financeira organizada durante a faculdade, aproveite as condições especiais que a Unisa oferece e inscreva-se!

Curtiu o conteúdo? Fique de olho no #blogdaUnisa e no site para publicações diversificadas sobre educação e empregabilidade!

Um comentário em “Confira dicas essenciais para organização financeira durante a faculdade

Deixe uma resposta