Quem aí está contando os dias para a Copa do Mundo? O maior torneio de futebol do planeta é um dos eventos mais aguardados e mexe não só com os nossos corações, mas também com o mercado de trabalho. Afinal, existem diversas profissões que ganham maior visibilidade durante esse período, estejam elas diretamente relacionadas à Copa ou não.
Quer saber quais são elas e, quem sabe, se inspirar para fazer sua escolha profissional? Então fica com a gente e confira o artigo de hoje!

Gestão de turismo
Assim que um país é confirmado como sede da Copa do Mundo, os profissionais de Gestão de Turismo ganham destaque, pois pessoas de todas as nações saem das suas casas para assistir aos jogos de pertinho e, para conseguirem fazer toda essa movimentação, precisam do intermédio de um gestor de turismo.
O gestor de turismo é o profissional responsável por:
- Planejar e executar viagens;
- Propor atividades e melhorias que contribuam com a atratividade turística do local;
- Coordenar o trabalho de venda de passagens aéreas, reserva em hotel e, dependendo do caso, até ingressos para um determinado evento (no caso em questão, os jogos da Copa);
- Planejar programações de passeios e atrações;
- E muito mais!
Hotelaria
Já que o país sede do evento recebe turistas do mundo inteiro, essas pessoas vão precisar de hospedagem. Logo, as profissões ligadas à hotelaria também ganham muito destaque nesse período.
Começando pelo gestor de hotelaria que planeja ações para atrair os turistas e prepara a estrutura do empreendimento para o aumento esperado de hóspedes.
Muitas vezes, esse administrador vai ter que reforçar a equipe do hotel, contratando mais profissionais para exercer funções como:
- Concierge;
- Chefs de cozinha e cozinheiros;
- Camareiro;
- Recepcionista;
- Marketing;
- Gestão de A&B (alimentos e bebidas);
- Gestão de hospitalidade.
Além disso, muitos hotéis entram em reforma para aumentar a sua capacidade ou optam por abrir novas unidades. Quando esse é o caso, existem ainda mais profissionais que entram em cena, como engenheiros, arquitetos, paisagistas, mestres de obras etc.
Gestão ambiental
Normalmente, ao ser selecionado para receber a Copa do Mundo, o país precisa fazer melhorias na infraestrutura, como a construção de novos estádios, por exemplo. Esse tipo de trabalho necessita de um gestor ambiental para garantir que a obra seja planejada e executada de modo a seguir a legislação vigente.
Por isso, esse também é um profissional que entra em destaque e costuma ser requisitado na preparação do país para sediar o grande evento. Além de garantir o respeito à legislação, ele também é responsável por levantar os impactos ambientais das reformas e traçar as estratégias necessárias para minimizá-los.
Relações Internacionais
Durante a Copa do Mundo, o contato entre pessoas das mais diversas nacionalidades é mais necessário do que nunca e o profissional de Relações Internacionais media esse contato, seja entre os representantes do país sede e os líderes das delegações desportivas ou entre os turistas.
Dessa forma, o profissional tem um papel muito forte como representante do país da Copa, mantendo a relação entre todas as nacionalidades estável.
Em meio às suas responsabilidades, está equilibrar as particularidades de cada cultura, para garantir que elas sejam respeitadas. Além disso, ele ainda assegura que a comunicação entre pessoas de países diferentes seja clara e transparente, por isso, é fundamental ter o domínio de inglês e de outros idiomas.
Engenharia Civil e Arquitetura
Profissões voltadas ao planejamento e execução de construções também têm seu papel de destaque no contexto da Copa do Mundo.
Como já mencionamos, um evento como esse implica em mudanças estruturais importantes no país: construção de novos estádios, ampliação da rede de hotéis, melhorias na mobilidade urbana, construção de novos restaurantes e assim por diante.
Para colocar tudo isso em prática, é necessário ter profissionais capacitados para atuar nas diferentes fases de uma construção!
Marketing
O profissional de marketing pode trabalhar em diversas frentes durante a Copa do Mundo:
Aqueles que são funcionários do governo do país sede, tem a incumbência de mostrar toda essa infraestrutura desenvolvida para receber os atletas e turistas. E quem atua em empresas privadas pode participar do desenvolvimento de produtos temáticos e licenciados, além de planejar e executar ações para potencializar o alcance da marca aproveitando o “buzz” gerado pela Copa.
Eventos de grande porte como este têm um apelo forte perante o público. Assim, eles são ótimas oportunidades para a realização de estratégias. Isso pode ser realizado de diversas formas, tudo depende do preparo dos profissionais de marketing.
Será que você teria o perfil para trabalhar na Copa do Mundo?
É muito importante reforçar que: mesmo atuando em uma área em evidência durante a Copa, também precisa ter um certo perfil para conseguir prospectar as melhores oportunidades de trabalho nesse contexto. Algumas características essenciais são:
- Domínio do inglês: o idioma universal! É ele que vai permitir uma comunicação efetiva com pessoas do mundo todo;
- Dinamismo: a capacidade de executar diferentes tarefas é algo fundamental;
- Adaptação a mudanças: uma Copa do Mundo, por si só, é um período muito atípico, no qual as coisas acontecem em uma lógica diferente. O profissional precisa ter capacidade de se adaptar;
- Habilidade de lidar com a pressão: a Copa é um evento que marca o imaginário popular como poucos outros acontecimentos. Por exemplo: se uma pessoa se hospeda no hotel X, especialmente para assistir aos jogos, e tem uma experiência ruim, ela nunca mais vai se esquecer disso. Justamente por conectar a insatisfação com o período da competição. Talvez, se a mesma experiência se repetisse em outro contexto, ela poderia ser esquecida;
- Agilidade: tudo acontece rápido. Os problemas que surgem precisam de uma solução, ou pelo menos um posicionamento, instantâneos. Afinal, podem assumir proporções enormes!
Agora, ao assistir à programação da Copa deste ano, você pode ter um olhar mais atento para além dos jogos, percebendo como as diferentes profissões atuam durante o período. E se quiser saber se tem o perfil para atuar nessas áreas, confira o Teste Profissional da Unisa clicando aqui!
Leia mais:
Metaverso: essa onda trará novas profissões?