Você é estudante? Então precisa de uma rotina de estudos! Não importa se ainda está no colégio, na Graduação ou até na Pós-Graduação. Essa rotina é a chave para passar no vestibular ou para garantir um bom desempenho nas provas e atividades do curso que você já está fazendo.

Se você ainda não se convenceu do quanto isso pode transformar a sua vida, deixe com a gente: separamos os principais motivos para você montar a sua rotina de estudos hoje mesmo!

Rotina de estudos

A constância é o segredo do sucesso

A essa altura, você provavelmente já percebeu que a constância é um dos maiores “segredos” para obter o sucesso em qualquer coisa: deixar de ser sedentário, perder peso, melhorar a saúde, ser mais organizado, ler mais…

Essa lógica também se aplica aos estudos! Rotina significa ter um sistema que você produz diariamente. Ou seja: é por meio dela que você consegue tornar o hábito de estudar constante no seu cotidiano.

As consequências disso são as mais positivas possíveis! Pois tudo aquilo que vira um hábito, passa a ser feito de forma automática, tornando-se tão natural quanto todas as coisas feitas no dia a dia. Mesmo que no começo pareça muito difícil, com o tempo e resistência, tudo vai se encaixar!

Afinal, estudar de forma leve, tranquila e sem sentir que isso é um “bicho de sete cabeças” é o sonho de todo estudante!

Ajuda a manter o foco

Durante nossos anos como estudante, manter o foco é imprescindível para ter os resultados esperados. É claro que você vai ter outras atividades em sua vida. No caso da Graduação e da Pós-Graduação, por exemplo, uma parcela dos alunos trabalha fora.

Porém, os estudos precisam ser uma prioridade, considerando que são eles que vão levar você a um patamar de sucesso e realização pessoal e profissional. Mesmo cuidando de outras tarefas, todos os dias você deve priorizar a sua formação ao separar um tempo para revisar os conteúdos, fazer as atividades e trabalhos propostos, ler material complementar…

Certamente você já percebeu que as pessoas focadas são aquelas que conseguem chegar lá. E onde é o “lá”? Exatamente no lugar com o qual você sonha há tanto tempo!

Você vai estar sempre preparado!

Surgiu uma prova surpresa ou até mesmo um trabalho marcado em cima da hora? Sem problemas! O aluno que tem uma rotina, que estuda todos os dias, está preparado para esse tipo de desafio!

Você não fica na dependência de estudar para uma prova específica. Afinal, estudando todos os dias, o conteúdo será fixado e, quando precisar acessá-lo, será mais fácil.

Outro ponto bem importante: normalmente é durante essa rotina que surgem as dúvidas. Que você descobre aquelas questões nas quais você não chegou a pensar durante a aula e depois viram uma “pedrinha no sapato”. Ao identificá-las, você pode perguntar para o professor no dia seguinte e garantir que todo o conteúdo esteja realmente claro.

Você vai se sentir mais autoconfiante

À medida que você estuda diariamente, passa a se sentir preparado para as provas e trabalhos, sabe exatamente do que o professor está falando quando chega na aula, e a sua autoconfiança vai lá pra cima!

Alunos com o hábito de estudar são os que se sentem mais confortáveis no ambiente acadêmico. Eles sabem que estão aproveitando tudo o que esse espaço oferece.

Além disso, quando você se sente mais confiante, a vontade de continuar estudando só aumenta. Afinal, os resultados são práticos e visíveis. Essa é mais uma razão pelas quais, embora possa ser um pouco difícil implementar uma rotina de estudos no início, chega um ponto em que mantê-la torna-se até prazeroso!

Permite que você tenha tempo para outras coisas

A vida do aluno que não tem tempo para nada além de estudar já é até “meme”. Para quem concilia isso com um trabalho, fica ainda mais complicado.

Porém, nem sempre que as pessoas deixam de sair com amigos, descansar, se exercitar ou praticar um hobby é por pura falta de tempo. Na verdade, o mais comum é que o problema seja a má gestão do tempo.

Quem não tem rotina, sente-se “sufocado” de tarefas e obrigações, ao mesmo tempo que não sai do lugar. Certamente você não quer que a sua vida seja assim!

Definir uma rotina de estudo significa estabelecer dias e horários nos quais você vai estar totalmente focado em estudar. Ao fazer isso, você já leva em conta outros compromissos que quer encaixar no seu dia.

Por exemplo: três vezes por semana, uma hora de exercício físico. Uma vez por semana, vai encontrar seu grupo de amigos. Você verá como é possível distribuir tudo isso!

Além do mais, quando estiver em semana de provas, você não vai precisar se isolar do mundo: se já tem estudado diariamente, é só manter a rotina e revisar os conteúdos, sem a necessidade de virar a noite entre livros e apostilas.

Faz bem para a sua saúde mental

O índice de estudantes com transtornos de ansiedade e estresse é bastante alto e a falta de organização é um dos componentes que podem contribuir para isso. Lembra que mencionamos que quem não tem rotina sente-se sufocado por conta do número de tarefas e acha que não dá conta de nada? Esse mecanismo prejudica a saúde mental e emocional.

O mesmo vale para alunos que deixam de socializar e cuidar da saúde pela falta dessa rotina.

Crie uma rotina de estudos que faça sentido para você, coloque em prática, ajuste o que for necessário e seja disciplinado. Depois de seis meses fazendo isso, volte aqui e conte pra gente como está sendo a experiência!

Leia Mais:

Como se preparar para uma grande prova

10 erros para não cometer na redação do ENEM

Aprender a distância: EAD é um bicho de sete cabeças?