Para conseguir mais conhecimento e experiência, alguns cursos livres podem ser muito vantajosos. Conheça a importância desses cursos e descubra um ideal para você!

Hoje em dia é muito importante que o profissional realize cursos livres tanto para conhecimento pessoal quanto para enriquecimento do currículo, ou até mesmo para horas complementares na faculdade.

Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre o que são os Cursos Livres, qual sua importância para os profissionais que desejam se destacar no mercado e muito mais. Boa leitura!

O que são considerados Cursos Livres?

Esse tipo de curso tem uma carga horária menor que a de um técnico, curso de graduação ou especialização reconhecido pelo MEC. 

Sem carga horária mínima, enquanto alguns podem durar poucas horas, outros cursos podem apresentar duração maior, como de semanas ou até alguns meses.

Os cursos livres funcionam muito bem para quem precisa certificar o aprendizado em uma área específica, como: Gerenciamento e Controle de Obras ou Topografia Aplicada à Arquitetura e Urbanismo, por exemplo.

Qual a importância desses cursos?

Os cursos livres podem ser usados pelo profissional para comprovar algumas hard skills (habilidades técnicas) necessárias para vagas de trabalho. É muito importante por permitir que a pessoa se qualifique e garanta boas oportunidades em empresas.

É ótimo para aqueles profissionais que não possuem muito tempo disponível, mas que precisam aprimorar seus conhecimentos. Como são cursos mais rápidos, funcionam para que a pessoa consiga conciliar facilmente educação e trabalho. 

Além disso, a importância se dá, também, por possibilitar que o profissional alcance crescimento na área, uma vez que a metodologia foca na prática e permite maior aprendizado em pouco tempo.

Por fim, é possível dizer que esse modelo é mais flexível e democrático para os profissionais, uma vez que não é necessário ter uma formação acadêmica. Dessa forma, o curso se torna mais acessível para qualquer pessoa que visa adquirir novos conhecimentos. 

Como funcionam os Cursos Livres?

Após entender o que é e qual a importância desse modelo de curso, chegou a hora de saber como ele funciona, não é mesmo? A princípio, os cursos livres não exigem uma formação acadêmica anterior, já que não se encaixam como uma profissionalização.

Em outras palavras, ao realizar o curso e receber o certificado de conclusão, a pessoa não irá receber um título de especialização na área. Ele funcionará como uma comprovação de que o aluno está estudando e criando habilidades novas em determinada área.

5 cursos livres para você fazer

alunos estudando em curso livre

1. Psicanálise e Aprendizagem

O curso de Psicanálise e Aprendizagem tem duração de um mês, com carga horária de 100 horas e trata-se de um curso EAD

Esse modelo de curso livre visa mostrar as participações da psicanálise para a psicopedagogia por meio de uma abordagem que combina inteligência e interesse.

Sendo assim, o curso pretende que o aluno desenvolva  conhecimento a respeito da estrutura do aparelho psíquico e dos seus mecanismos de defesa. Além de compreender o sentido e o conceito do termo “castração”, bem como sua relação com o desenvolvimento cognitivo e afetivo.

2. Políticas Públicas em Saúde

O curso de Políticas Públicas em Saúde tem duração de um mês, equivalente a 100 horas de carga horária na modalidade EAD. 

Seu objetivo é mostrar para o aluno a relação entre a história, a Epidemiologia e a Bioestatística no contexto das políticas públicas de saúde no país. Todo o conteúdo é trabalhado de forma contextualizada.

Além disso, proporciona ao aluno maior senso crítico em relação à realidade da saúde e dos serviços prestados, permitindo a compreensão da construção histórica da profissão e do próprio sistema de saúde no nosso país.

3. Contabilidade e Auditoria Pública

O curso de Contabilidade e Auditoria Pública conta com a duração de um mês, também com carga horária de 100 horas, e é ofertado na modalidade EAD. 

O maior objetivo desse curso na Unisa, é mostrar para o aluno os fundamentos da contabilidade pública e os serviços de auditoria, reforçando a  importância do controle social como instrumento.

4. Identidade do Profissional de Educação Física

O curso de Identidade do Profissional de Educação Física conta com 1 mês de duração e 50 horas de carga horária.

Seu objetivo é oferecer subsídio teórico em relação aos aspectos históricos, conceituais, éticos e legais da atuação profissional do educador físico.

5. Neurociência e práticas inclusivas

O Curso Livre em Neurociência e Práticas Inclusivas conta com um mês de duração e 60 horas de carga horária a serem cumpridas.

É um curso livre completo que possibilita o conhecimento a respeito de leis que embasam e autorizam a inclusão escolar, bem como a discussão sobre a atuação interdisciplinar para atender alunos que requerem maior demanda inclusiva.

Conheça o curso livre ideal para você

Todos os Cursos Livres da Unisa contam com certificado e garantem a aprovação em uma nova habilidade desenvolvida pelo profissional. E para obter o certificado é simples: basta ter ao menos 75% da carga horária do curso concluída e o certificado é emitido.

Para se inscrever é fácil, o aluno deve acessar o portal da Unisa e criar uma conta. Após receber o e-mail de confirmação, é só fazer login e realizar a matrícula no curso escolhido. Com oplano de pagamento selecionado e realizado, já é possível iniciar o curso.

Gostou desse tipo de conteúdo? No blog da Unisa você encontra tudo para dar início a sua qualificação profissional e encarar o mercado de trabalho!

Deixe uma resposta