A redação do Enem tem um peso muito grande na nota final da prova. Por exemplo, algumas universidades utilizam apenas a nota dela para aprovar os alunos nos processos seletivos e programas de bolsas. Então, bora descobrir algumas dicas de ouro para você arrasar na redação e passar longe do zero?
Fugir do tema
A redação deve estar relacionada aos textos de apoio presentes na prova. Para isso, selecione informações contidas neles e pelo menos uma sobre o conceito que você tem sobre o assunto. Primeiro, organize tudo no rascunho e depois parta para ação!
Fugir da estrutura
A redação do Enem cobra a estrutura dissertativo-argumentativo, que conta com parágrafo introdutório, argumentativo e conclusivo. Por isso, escrever poemas, texto narrativo ou qualquer outro tipo textual, fará a redação ser zerada.
Para não correr risco, lembre-se de que uma característica central da estrutura dissertativo-argumentativo é a opinião. Com base em conhecimentos e argumentos, busque confirmar ou refutar a opinião apresentada na proposta da redação. Mas não vale criar coisas “do além”, ok?
Para você saber mais sobre a estrutura da redação da prova, acesse aqui outros conteúdos que a Unisa preparou sobre o assunto!
Colocar qualquer símbolo ou sinal que não tenha função textual
A gente tá acostumado a assinar tudo né? Mas lembre-se, na redação do Enem qualquer tipo de símbolo que não tenha função textual, ou que possa identificar o candidato, zera a prova. Por isso, nada de rubricas, assinaturas ou símbolos/desenhos. Seu texto só vai arrasar se você respeitar essa regra.
Desrespeito aos direitos humanos
Você sabe qual o intuito dos temas das redações do Enem? A prova busca estimular o pensamento crítico do aluno.
No entanto, toda boa crítica deve ser feita respeitando as diferenças entre sexos, cultura, raças etc. O desrespeito aos direitos humanos leva à perda de pontos, ou até no zero.
Ninguém quer isso não é mesmo? Então, vamos respeitar todos. Um bom texto leva em conta os direitos e deveres do cidadão! Lembre-se disso! 😉
Anote essas dicas que o zero vai passar bem longe da sua redação! Acompanhe o blog e as redes sociais da Unisa para mais dicas quentinhas sobre o Enem e muitos outros assuntos!