A qualificação profissional é uma das principais exigências do mercado de trabalho. Por esse motivo, se especializar nunca é demais e, de acordo com o Censo de Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos últimos anos a procura por uma Segunda Graduação subiu em 60% no Brasil.

Mas, afinal, por que fazer uma Segunda Graduação?

Recolocações mais interessantes no mercado de trabalho ou o desejo de fazer uma transição de carreira são alguns dos motivos para fazer uma Segunda Graduação.

Neste post, mostramos que continuar investindo nos seus estudos é uma forma de se realizar profissionalmente e conquistar a tão sonhada colocação no mercado de trabalho. Continue a leitura e saiba mais!

Segunda Graduação

5 motivos para fazer uma Segunda Graduação

1. Se destacar no mercado de trabalho

O mercado de trabalho é amplamente competitivo, e hoje destaca-se quem, de alguma forma, apresenta diferenciais. Por isso, a Segunda Graduação é válida, esteja você procurando novas oportunidades ou mesmo um cargo de liderança.

Ela é válida também para quem deseja se aperfeiçoar em uma área. Um bom exemplo é para os docentes, que já possuem Licenciatura. Vamos supor que uma professora graduada em Letras deseja se desenvolver, ela pode cursar a habilitação em outro idioma, ou ainda, cursar Pedagogia para aprimorar os métodos pedagógicos.

2. Ampliar o leque de oportunidades profissionais

Outro ponto relevante para a colocação no mercado de trabalho é ter acesso a mais oportunidades, pois uma Segunda Graduação proporciona um currículo amplo e qualificado para atuar em mais áreas. Um profissional de Marketing, se cursar Letras, por exemplo, pode atuar em áreas mais amplas como na produção e revisão textual.

3. Ser um profissional multidisciplinar

Há diversas áreas nas quais ser um profissional multitalentos é um diferencial. Afinal, com o crescente desenvolvimento da tecnologia e da Inteligência Artificial, hoje os profissionais de praticamente qualquer área devem entender sobre esses assuntos.

Dessa forma, fazer uma Segunda Graduação significa se atualizar sobre as tendências do mercado e ser capaz de atuar de maneira multidisciplinar. Profissionais com atuação abrangente são cada vez mais requisitados no mercado e você pode ser um deles.

4. Fazer uma transição de carreira

Escolher o que estudar e com o que trabalhar é algo que pode ocorrer às pressas. A pressão enfrentada no Ensino Médio, em muitos casos, leva a escolhas precipitadas. O fato é que pode ser muito difícil ter que escolher o que deseja estudar e com o que trabalhar durante a vida toda aos 17/18 anos, não é mesmo?

Por esse motivo, é cada vez mais comum encontrar profissionais que desejam fazer uma transição de carreira. Nesses casos, uma Segunda Graduação é a porta de entrada para a recolocação no mercado de trabalho e dessa vez, na área desejada.

Lembramos que nunca é tarde para recomeçar e descobrir suas verdadeiras aptidões profissionais. E hoje, com o Ensino A Distância, é possível estudar e trabalhar ao mesmo tempo, sem pesar a sua rotina e com flexibilidade de horário.

5. Para expandir seus conhecimentos

Este é um benefício geral que você conquista ao investir na sua educação. Conhecimento nunca é demais e qualquer pessoa só tem a ganhar ao cursar uma Graduação, seja a primeira ou a segunda. A constante busca pelo conhecimento é, inclusive, o principal tema de estudo da Filosofia, sendo que diversos teóricos já se debruçaram nesse assunto.

Quando fazer uma Segunda Graduação?

Como vimos, há uma série de benefícios em cursar uma Segunda Graduação e isso que mostramos apenas alguns deles. Mas muitos profissionais têm dúvidas sobre qual o momento certo para dar esse passo na carreira e quando vale a pena fazer esse investimento no currículo.

Por isso, há alguns pontos a se considerar se você estiver na dúvida. O primeiro deles é pensar se no seu caso vale mais a Segunda Graduação ou uma Pós. Abaixo, vamos falar mais sobre esse assunto.

Segunda Graduação ou Pós?

Se a sua intenção é mudar de área, conquistar um cargo de liderança no qual a multidisciplinaridade é exigida, ou então, aprofundar-se em algo que não viu de forma completa na sua primeira Graduação e pode ser completado com outro curso, a Segunda Graduação é a melhor escolha.

Mas, se o seu desejo é se aprofundar na sua atual área e aumentar o leque de oportunidades profissionais, a Pós-Graduação pode ser a escolha ideal.

Em suma, vale sempre pensar quais são as suas intenções, seu desejo de colocação no mercado, as exigências atuais da sua área, etc. Seja como for, a busca por conhecimento é fundamental para que os profissionais se mantenham atualizados e possam ter destaque no mercado.

Faça sua Segunda Graduação na Unisa!

Acredita que chegou a hora de cursar sua Segunda Graduação? Conte com a Unisa para dar esse passo tão importante na sua carreira! Além disso, a Universidade é reconhecida com nota máxima pelo MEC e conta com um corpo docente formado por especialistas, mestres e doutores nas mais diversas áreas do saber. Acesse nosso site e conheça nossos cursos.

Nossos cursos de Graduação estão disponíveis nas modalidades Presencial e EAD. Assim, você agrega mais conhecimento e experiência ao seu currículo profissional, sem pesar a sua rotina, no caso do Ensino a Distância, podendo fazer seu próprio horário de estudos.

Leia mais:

Segunda graduação ou pós-graduação: saiba qual escolher

Qual Graduação combina melhor comigo: Bacharelado, Licenciatura ou Tecnológico?

Vestibular 2023: quais ficar de olho?