O Ensino Superior é essencial para o mercado de trabalho atual. Saiba como o Prouni ajuda milhares de pessoas a mudar de vida garantindo o acesso à faculdade!
A Graduação é um passo importante na busca por uma vida melhor, pois com essa formação aumentam as chances de conseguir um emprego com melhores benefícios e remuneração mais alta, impactando na vida pessoal e familiar.
No entanto, o acesso ao Ensino Superior pode ser um desafio para muitos estudantes brasileiros, especialmente aqueles que não têm condições financeiras para pagar as mensalidades das instituições privadas.
Nesse contexto, o Programa Universidade para Todos (Prouni) tornou-se uma iniciativa fundamental na democratização do acesso ao Ensino Superior no país.
Desde a sua criação, em 2004, o Programa já beneficiou mais de dois milhões de estudantes de baixa renda.com bolsas de estudo em Universidades particulares. Conhecer e utiliza-lo é um ótimo meio para garantir o sonho de realizar um curso de Graduação.
O que é o Prouni?
Esse programa do Governo Federal brasileiro oferece bolsas de estudo integrais e parciais em Instituições de Ensino Superior privadas para estudantes de baixa renda. Para se candidatar, os interessados devem atender aos seguintes critérios:
- Ter participado do Enem mais recente e obtido uma pontuação média de 450 pontos, além de não ter zeradoredação;
- Ter cursado o Ensino Médio todo (ou parcialmente)em escola pública ou em escola privada como bolsista integral;
- Para bolsas integrais (100% da mensalidade), é preciso apresentar renda familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo;
- Para bolsas parciais (50% da mensalidade), é preciso possuir renda familiar por pessoa de até 3 salários mínimos;
- Apresentar documentação da condição socioeconômica familiar, tais como holerite, comprovante de endereço, entre outros.
Como funciona o Prouni

O processo de inscrição no Prouni ocorre duas vezes ao ano, no início do primeiro e do segundo semestres. Para se inscrever, o candidato deve acessar o site oficial do Programa durante o período de inscrições e informar seus dados pessoais e socioeconômicos.
Além disso, deve escolher até duas opções de curso e instituição, indicando se deseja concorrer a bolsas integrais ou parciais. Após o período de inscrições, os candidatos são classificados com base na pontuação obtida no Enem e nos critérios socioeconômicos.
Aqueles que foram pré-selecionados no Prouni devem comparecer à instituição de ensino escolhida com toda a documentação para comprovar as informações e, estando tudo de acordo, a matrícula é efetivada.
Caso não sejam preenchidas todas as vagas, será feita uma segunda chamada, podendo os candidatos manifestarem interesse em participar da lista de espera para concorrer às possíveis vagas remanescentes.
A lista de espera é utilizada pelas instituições para convocar candidatos que possam substituir estudantes que não efetivaram a matrícula.
Os alunos contemplados pelo Prouni ficaram isentos de pagar, integral ou parcialmente, a mensalidade da faculdade. Essa é a principal diferença entre FIES e Prouni, já que o segundo prevê o pagamento do curso após a conclusão da Graduação.
Prouni 2023
O Prouni 2023 apresenta poucas mudanças em relação aos anos anteriores. Para se inscrever no processo seletivo é necessário ter realizado o Enem no ano de 2021 ou 2022, (edições anteriores não serão aceitas).
Além disso, este ano foram introduzidas políticas afirmativas na seleção das bolsas. Com isso, o candidato pode optar por concorrer a bolsas de ampla concorrência ou a bolsas afirmativas, especificamente para candidatos PPI (pretos, pardos e indígenas) ou PCD (pessoa com deficiência).
O processo seletivo ocorre duas vezes por ano, sempre no início de cada semestre. As datas para o primeiro semestre já foram divulgadas:
- Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março
- 1ª chamada:7 de março
- 2ª chamada: 21 de março
- Comprovação de informações da 1ª chamada: 7 a 16 de março
- Comprovação de informações da 2ª chamada: 21 a 30 de março
- Manifestação de interesse na lista de espera:5 a 6 de abril
- Resultado da lista de espera: 10 de abril
- Comprovação das informações (lista de espera): 10 a 19 de abril
- Registro da aprovação ou reprovação do candidato pré-selecionado na lista de espera: 20 de abril a 2 de maio
Caso não tenha conseguido se inscrever nesse período, haverá um novo período de inscrições no início do segundo semestre seguindo os mesmos critérios de seleção.
Benefícios do Prouni
Os benefícios do Prouni impactam diretamente na vida dos estudantes que não têm condições de arcar com as mensalidades do Ensino Superior, permitindo ampliar suas oportunidades de futuro. Veja quais são eles:
- Acesso ao Ensino Superior em instituições privadas de qualidade;
- Redução do impacto financeiro para o estudante e sua família;
- Oportunidade de ampliar as perspectivas de carreira e aumentar a empregabilidade;
- Possibilidade de concorrer a bolsas integrais e parciais;
- Ampliação das perspectivas de carreira e profissionalização;
- Contribuição para a formação de profissionais qualificados e capacitados;
- Possibilita a mobilidade social e a redução das desigualdades socioeconômicas.
Com os programas de incentivo estudantil, cursar uma Graduação não é mais privilégio de poucas pessoas. Conheça mais sobre o Prouni na Unisa e conte com todo o apoio de uma Universidade de qualidade para conquistar o seu sonho do Ensino Superior.