Para atuar no Ensino Superior, o profissional deve estar preparado para atender diversas demandas e atualmente, o aluno exerce o papel de colaborador ativo na aprendizagem. Por isso é preciso que o docente ou gestor esteja aberto para contribuir com esse crescimento.
Ademais, com uso de novas metodologias e tecnologias acelerado pela pandemia, é importante o profissional estar sempre atualizado. Pensando nisso, separamos algumas características fundamentais para quem atua ou pretende trabalhar na área!

Escuta ativa
O que parece óbvio, às vezes não é. Profissionais da Educação Superior, sejam eles docentes ou gestores, precisam exercitar a escuta ativa. Hoje, o professor não exerce mais um cargo centralizado, devendo ouvir não só os colegas de trabalho, como também os alunos, pois a construção de um conhecimento colaborativo é mais eficiente para aprendizagem de ambas as partes.
Novas tecnologias
Na pandemia, o EAD reafirmou o que já sabíamos: é possível estudar a distância com qualidade! Quem ainda tinha dúvidas sobre a possibilidade de foco e concentração na modalidade, percebeu que com uso de metodologias ativas, trilhas de aprendizagem e um ambiente virtual eficiente, como o da Unisa, tudo flui com facilidade.
Para acompanhar esses avanços, o professor ou gestor deve estar sempre por dentro das novidades que rolam no mundo da Educação. É preciso aprender a utilizar novas ferramentas e ser capaz de extrair delas, tudo aquilo capaz de enriquecer a formação dos alunos.
Gestão da Educação Superior
Quem escolhe o caminho da gestão deve ainda adquirir competências da área administrativa. A gestão de pessoas é fundamental para lidar com colaboradores, equipes administrativas, pais e alunos. A gestão financeira também faz parte do dia a dia de muitos colaboradores, já que eles avaliam, aprovam e controlam orçamentos. Além disso, a organização e planejamento dos currículos são primordiais para o sucesso de um curso e instituição.
Qualificação em Educação Superior
Graduados em Licenciatura, pedagogos, pesquisadores e gestores podem atuar no Ensino Superior. Para conquistar uma oportunidade na área, o mercado exige especializações e uma alternativa para entrar no mercado com o pé direito é a Pós-Graduação em Docência e Gestão da Educação Superior da Unisa. O curso tem duração de seis meses e aborda questões como legislação, planejamento acadêmico, metodologias inovadoras, gestão operacional, tecnologias da educação e muito mais!
Quer saber mais sobre a Pós? Clique aqui e baixe o e-book!
Leia também
5 competências para um administrador de sucesso
Licenciatura: 9 cursos para quem tem o dom de ensinar
Gestão de tempo: aprenda a administrar seu dia de forma eficiente
Curtiu o conteúdo? Fique de olho no #blogdaUnisa e no site para publicações diversificadas sobre Educação e Empregabilidade!
Aproveite nossas condições especiais e matricule-se agora na Pós-Graduação da Unisa!