Ter motivação para estudar é um grande desafio para a maioria das pessoas. Afinal, essa é uma atividade que exige concentração, dedicação e em alguns casos, pode levar tempo para gerar resultados — mas eles sempre chegam!

No entanto, isso não torna as coisas mais fáceis ou mais simples. Na verdade é um processo e existem formas de torná-lo mais agradável. Por isso, separamos alguns passos importantes para compartilhar e que vão ajudar a ter mais motivação para estudar. Confira quais são eles a seguir!

Tenha motivação para estudar

Tenha um objetivo

Se você não tiver um objetivo, dificilmente conseguirá estudar. Na verdade, isso vale para todas as coisas da nossa vida. Se não temos um porquê, uma motivação, simplesmente não fazemos nada.

Por isso, o primeiro passo é definir seu objetivo. Você sonha cursar Medicina? Sonha entrar na faculdade? Sonha em passar em um concurso? Transforme seu sonho em objetivo e vá à luta!

Escolha um bom lugar

Esse é um passo muito importante e por vezes, ignorado pelos estudantes. Não adianta ter uma mesa, cadeira e computador. Você precisa criar um ambiente suscetível ao aprendizado.

Por isso, é importante que ele esteja limpo e organizado, que seja silencioso e confortável. Afinal, você vai passar um tempo considerável nesse espaço e precisa estar à vontade nele. Se gosta de decorar, crie uma decoração especial que motive os estudos.

Caso tenha dificuldade em estar sempre no mesmo lugar, pode encontrar outros locais em sua cidade para estudar. Cafés, bibliotecas e coworkings podem ajudar a estudar e sair um pouco da rotina.

Defina o seu método e rotina próprio

Cada pessoa tem um método de estudo favorito e que dá mais resultado. Nem sempre, esse método utiliza uma única estratégia, por isso estamos falando aqui para criar seu próprio fazendo os ajustes que achar necessário.

Existem várias técnicas e estratégias que podem ser utilizadas. O ideal é conhecer um pouquinho de cada uma e ir testando para encontrar a que mais faz sentido. Busque os meios mais efetivos e que mais lhe agradam. Assim, é mais fácil ter motivação.

Não decore

Decorar não é a melhor alternativa, pois se você apenas decorar, não está necessariamente aprendendo, mas sim gravando frases e conceitos que logo serão esquecidos. Por isso, esse não é um aliado dos seus estudos e da sua motivação para fazer isso.

Busque outras técnicas de aprendizagem, existem várias que você pode testar e que funcionam muito melhor que o velho “decoreba”.

Crie sistemas de recompensa

Como nós mencionamos lá no início deste artigo, estudar não é algo fácil. Por isso, é importante reconhecer suas vitórias e seu empenho, isso irá ajudar na motivação.

Por exemplo, se você conseguir seu plano de estudos durante uma semana, nada mais justo que tirar um tempo para fazer algo que gosta. Sair com os amigos, assistir um filme ou comer sua comida favorita.

Assim, caso durante a semana você pense “hoje não vou estudar”, vai lembrar de que se não fizer isso, não poderá se recompensar. É claro que essa recompensa não é seu objetivo final, mas ela ajuda a manter a motivação.

Não abra mão do lazer

Um erro que muitos cometem é se esquecer totalmente de suas vidas e abandoná-las por completo. Se o foco é estudar, muitos pensam que devem fazer apenas isso. No entanto, esse é um grande erro!

Isso leva a uma rotina exaustiva e sem nenhuma motivação, o que pode prejudicar a aprendizagem. E o que ocorre em seguida? A pessoa desiste de estudar, do seu objetivo e deixa para tentar novamente daqui um tempo.

Isso é muito prejudicial. Por isso, não se esqueça dos momentos de lazer, pois eles ajudam a fugir do cansaço dos estudos e ajudam a evitar que você perca a motivação.

Crie um calendário de estudos

Como mencionamos, é muito importante estabelecer uma rotina e ter seus próprios métodos. Outro passo que pode ajudar muito é criar seu próprio calendário de estudos com base nas matérias que precisa ver.

Assim, fica mais fácil se organizar e visualizar quanto tempo levará. Isso por si só é uma excelente ferramenta de motivação. Afinal, você sempre saberá onde está na sua jornada em busca do seu objetivo e quanto tempo falta para concluí-lo.

Faça revisões

Além de ajudar a relembrar e fixar melhor o conteúdo que você já viu, as revisões ajudam a acompanhar o quanto já aprendeu e esse é outro mecanismo motivador.

Se você aprender tudo o que precisa ou conseguir ver o máximo de matérias, tem mais chances de ter um bom desempenho e alcançar seu objetivo final.

Mas, como na maioria das vezes é preciso uma quantidade muito grande de conteúdos, existe o risco real de que você se esqueça de alguma matéria ou assunto. Por isso, é muito importante ter as revisões em sua rotina de estudos!

Com essas dicas, você vai conseguir manter sua motivação diária e seguir firme rumo ao seu objetivo. E sempre que o desânimo bater, lembre-se de que você tem um sonho e que precisa seguir alguns passos para alcançá-lo.

É normal se sentir desmotivado em alguns dias, mas caso não consiga prosseguir com o estudos, mesmo com todos os passos, faça uma pausa. Saia, esqueça dos estudos por um tempo e recarregue as energias, às vezes, isso é necessário.

Se quiser mais dicas para estudar e como tornar isso menos cansativo, não deixe de conferir outros conteúdos. Estamos sempre compartilhando dicas valiosas! E se estiver procurando uma Universidade para estudar, a Unisa é o lugar que vai lhe conectar com todos os seus sonho! Conheça nossos cursos!

Nos vemos em breve!

Leia mais:

7 motivos para você voltar a estudar já!

Utilizando as redes sociais para estudar

Guia completo para montar um plano de estudos