ESTAMOS ENTRE AS MELHORES ESCOLAS MÉDICAS DO BRASIL
Autor: Prof. Dr. Júlio Cesar Massonetto, Diretor do Curso de Medicina da Unisa
Aos que estão chegando na MED UNISA e a quem já pertence à nossa comunidade: sejam muito bem-vindos a 2023!

Nossa responsabilidade na sociedade médica brasileira está muito maior este ano: recebemos, agora em janeiro, um selo de qualidade do Conselho Federal de Medicina (CFM): o certificado de acreditação de Escola Médica com padrão adequado e rigoroso de qualidade, o SAEME.

Os processos de certificação de qualidade na Saúde começaram nos hospitais brasileiros há 25 anos com o intuito de disseminar o conceito (e a prática) de qualidade e segurança do paciente. Esse conceito foi trazido às Escolas Médicas pelo Conselho Federal de Medicina há aproximadamente 5 anos, por conta da preocupação com a formação médica brasileira, banalizada em locais onde não há estrutura, corpo docente ou equipamentos de saúde para aprendizado.
Isso significa que, dentre mais de 360 escolas de Medicina brasileiras, fazemos parte da elite de 14%! Com 53 anos de história, não foi tão difícil chegar nesse “prêmio”, então nosso desafio é nos manter no topo… e crescer.
O que estamos fazendo para continuar crescendo também em qualidade na formação médica?
Ampliando a tecnologia no ensino por meio do uso do prontuário eletrônico em nosso ambulatório-escola; aumentando as atividades simuladas; qualificando constantemente as atividades no internato (por meio da gestão integrada do ensino) entre nossos gestores da coordenação do curso e os docentes e preceptores de cada campo de estágio; fortalecendo o desenvolvimento docente com treinamento constante para as modernas ferramentas de ensino; implantando um laboratório de inovação para o ensino médico junto com os profissionais e estudantes de Engenharia da Unisa (vou falar disso em nossa próxima conversa!); implantando um programa de engajamento da preceptoria no internato; ampliando o ensino e a produção de pesquisa científica; implantando um setor de pesquisa clínica; qualificando os processos avaliativos; e implantando um programa de treinamento no internato para provas de Residência Médica.
Um dos pontos fundamentais para estarmos no topo é a avaliação do egresso, o médico que a Unisa está formando! Sucesso passado não significa sucesso presente.
Não importa se a Medicina da Unisa foi brilhante nas décadas de 1980 e 1990, o que importa é o HOJE! E hoje (2023) teremos ENADE, a mais importante avaliação brasileira do Ministério da Educação, responsável por demonstrar a qualidade do profissional que as Universidades Brasileiras estão formando.
Se hoje a Unisa tem conceito 5 (máximo) e nosso curso de Medicina foi ACREDITADO pelo CFM/SAEME, só podemos esperar que vocês, que irão realizar o ENADE em novembro, preparem-se para alcançar a nota máxima também!!!!
É isso que os ex-alunos, a sociedade brasileira e toda a comunidade Unisa espera de nós! Que Deus ilumine nosso caminho.
BONS ESTUDOS!!!!