
Longe de ser uma experiência fácil e simples, cursar uma faculdade e trabalhar ao mesmo tempo é uma realidade para muitos estudantes brasileiros. Por isso, essa fase da vida requer um bom manejo do tempo.
Mas como equilibrar, além do trabalho e dos estudos, as tarefas pessoais dentro das 24 horas do dia?
Para organizar a agenda sem comprometer a qualidade de vida, bem como também traçar uma rota de aprendizado proveitosa, comece pela subtração: do número de horas de sono que você precisa para sentir-se disposto e de quanto tempo você leva em cada das refeições — inclua nessa conta os lanches e os pequenos intervalos para alongar o corpo e descansar a mente.
Em seguida, deduza o exercício físico e o expediente, considerando o percurso de ida e volta ao trabalho. Feita essa estimativa, multiplique as horas restantes pelos seus propósitos, pois a realização deles é proporcional à sua formação acadêmica.
O que isso quer dizer? Que cada hora aplicada nos estudos é investimento para a vida toda.
Parece papo de maluco, mas não é! Dedicando algumas horas dos dias de semana para o aprendizado e acrescentando mais duas parcelas de atenção no final de semana para a produção dos trabalhos da faculdade, já é possível obter um resultado satisfatório.
Abaixo, listamos quatro dicas incríveis para ajudar você a alcançar seu propósito. Receba!
Programe a rotina com antecedência
Embora nem todos curtam a repetição, a máxima de que o “hábito faz o monge” confirma a potência da rotina na vida de qualquer pessoa. Basta ler ou ouvir o depoimento de pessoas bem-sucedidas que essa afirmativa aparece com destaque. Essa teoria é fundamentada de maneira brilhante no livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg. Sucesso mundial, a obra comprova a existência de um público grande que deseja aprender a criar hábitos e aplicá-los no dia a dia.
E aí, você se reconhece?
Então vamos lá, o primeiro item do seu planejamento deve ser a criação de um cronograma para suas atividades, o qual é dividido em mês, semana e dia — nessa ordem mesmo — para você mapear as obrigações do macro para o micro, classificando-as nas seguintes categorias: pequena, média, alta e prioridade. Para facilitar, conte com o auxílio de um computador, aplicativo, ou se preferir, faça ao modo antigo usando papel e caneta.
A ideia desse mapeamento é trazer uma visão ampla e geral dos seus compromissos para quando for necessário um rearranjo dessa ordem, por exemplo, em decorrência de uma prova difícil, da recuperação de uma nota, da entrega de um relatório…
Importante: aprenda a dizer não! Se isso for muito difícil para você, insira no cronograma como um item a ser praticado. Lembre-se do poder do hábito!
Compreenda o tempo
Acostumados com o ritmo frenético da sociedade contemporânea, muitas vezes somos induzidos a acreditar que fazer bom uso do tempo significa preencher, ao máximo, cada segundo dos nossos dias e atuar em alta performance em período integral. Completo engano! A produtividade, na verdade, tem mais a ver com disciplina, foco, hábitos saudáveis, e claro, da prática desses três elementos no dia a dia.
Quer saber como alcançar tal proeza?
Bem, são diversas as metodologias que oferecem fórmulas eficientes para o desenvolvimento dos elementos elencados, mas uma técnica bastante conhecida e utilizada é o método Pomodoro (tomate em italiano).
O método dura duas horas e consiste em dividir esse tempo em quatro pomodoris com duração de 30 minutos cada: 25 minutos para executar uma tarefa e cinco de intervalo, como recompensa. Assim, você completa o ciclo sucessivamente e pode aplicá-lo em diferentes atividades no decorrer do dia.
Sabia que é possível baixar um aplicativo para realizar a técnica? Ou então, você pode usar o despertador do celular para fazer a marcação. Por falar em aplicativos, são inúmeras as opções para ajudar você na organização da rotina e do tempo — e até mesmo para criar novos hábitos.
Compartilhe seu momento
Nós somos responsáveis pelo nosso entorno e, partindo dessa premissa, compartilhar a vida acadêmica com seu superior no trabalho, ou compartilhar questões da esfera profissional com o corpo docente da faculdade é parte da construção de uma relação madura e de confiança. Afinal, chefes e professores são seus mentores na sua trajetória.
Por isso, estabelecer um diálogo franco e aberto sobre uma rotina puxada vai lhe deixar mais à vontade para fazer algum pedido – seja de ajuda para o cumprimento de uma função; para pedir o aumento de prazo para concluir um trabalho acadêmico; ou até na flexibilização de horário no emprego.
O fato é que, por mais que a gente planeje, nunca estamos livre de contratempos. E, nesses momentos, receber o acolhimento das pessoas próximas torna todo desafio menos doloroso.
No âmbito pessoal, sua família, círculo de amigos e parceria amorosa também precisam estar a par da sua rotina e de tudo o que implica estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Assim, eles entenderão sua ausência em alguns momentos que desejam ter você por perto e você será poupado de cobranças no caso de não conseguir comparecer.
Cuide da saúde física e mental
Inegociáveis, os cuidados com a saúde física e mental devem sempre constar no seu planejamento diário. Pode até parecer impossível quando a agenda está tomada, mas bastam algumas práticas simples e eficazes para manter-se saudável e disposto. Anota aí!
- Desça um pouco antes do ponto de desembarque para inserir breves caminhadas na sua semana. Caso faça uso de veículo próprio, procure estacionar mais longe;
- Carregue sempre uma garrafinha de água para manter a hidratação, além de frutas para fazer pequenos lanches entre as refeições;
- Privilegie o sono se a concorrência for uma balada;
- Faça visitas preventivas ao médico e ao dentista, pois elas são necessárias para a manutenção do bem-estar.
Agora, sublinha essa: as pausas são imperativas em todo e qualquer momento da vida. Existem inúmeras maneiras de descansar e você deve encontrar a sua para poder reestabelecer integralmente.
O que você faz para relaxar: vai ao cinema, visita familiares, sai para dançar, participa de happy hour? Quaisquer sejam suas preferências, desfrute delas sem culpa!
Cursos EAD são ótimas opções para conciliar faculdade e trabalho
Já sabemos que conciliar faculdade e trabalho é um desafio promissor. Uma alternativa para quem almeja flexibilidade nos horários na formação superior é o Ensino a Distância, modalidade a qual a Unisa é pioneira.
As vantagens da faculdade EAD são muitas, mas a gestão do tempo desponta como um dos principais benefícios, uma vez que cabe ao aluno definir o próprio ritmo a ser seguido.
O interessante, nesse caso, é o estudante poder rever o conteúdo que requer mais atenção quantas vezes forem necessárias, assim como evoluir rapidamente nas matérias que classificar como fáceis.
Deseja conhecer outro benefício do Ensino a Distância da Unisa?
A facilidade em acessar os materiais de qualquer lugar, por meio da plataforma de aprendizagem, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Trata-se de um ambiente virtual dinâmico e interativo da Instituição, que reúne todas as informações necessárias para a realização das atividades e dos estudos complementares. Basta estar conectado à internet para assistir às aulas e ter o conteúdo ao alcance. Olha que incrível!
Agora que você aprendeu a ajustar seu tempo ao aprendizado, é hora de escolher seu curso na Unisa.