Ainda em dúvida para saber qual tipo de modalidade que melhor combina com seu perfil? Pode relaxar, então, pois este texto foi pensado para mostrar as diferenças entre faculdade EAD e Presencial e ajudar você a decidir.

Primeiro, tanto a faculdade EAD como a Presencial têm qualidades positivas para considerar e a melhor opção vai depender do seu atual momento de vida e da rotina do seu dia a dia. Importante: a decisão vai impactar seus próximos anos e será fundamental no decorrer da sua carreira profissional.

Vem com a gente!

Como funciona a faculdade EAD?

Engana-se quem pensa que o Ensino a Distância exige menos estudo e dedicação. Muito pelo contrário. Mesmo com todo conteúdo disponibilizado em uma plataforma de aprendizagem virtual, os cursos EAD requerem esforço, comprometimento e muita disciplina por parte do aluno.

Aqui na Unisa, por exemplo, mesmo com acesso aos materiais de aula, os alunos devem cumprir as tarefas propostas e realizar encontros para avaliações e aulas práticas (quando necessárias).

Isso mesmo! É preciso comparecer ao polo da Universidade no qual o aluno está matriculado para realizar uma prova no final de cada módulo. Assim, seu aprendizado é avaliado.

Leia mais: Desmistificando o EAD

Qual a melhor modalidade para você: faculdade EAD ou Presencial?

Quais as vantagens da faculdade EAD?

Com certeza a flexibilidade de horários é um dos principais benefícios de um curso EAD, pois cabe ao aluno definir qual o melhor ritmo a ser seguido.

Caso considere que um conteúdo precisa de mais atenção, você pode voltar e revê-lo quantas vezes forem necessárias. O contrário também vale: se não encontrar dificuldades na matéria, pode evoluir com rapidez.

Outro benefício do Ensino a Distância está na facilidade no acesso aos materiais: basta ter uma conexão de internet para o estudante conseguir assistir às aulas e ter o conteúdo em mãos. Isso pode ser feito de qualquer lugar! Olha que fácil!

Mais uma vantagem para quem opta pelo sistema EAD na Unisa é a nossa plataforma de aprendizagem virtual, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Em um único espaço estão reunidas todas as informações necessárias para a realização das atividades e dos estudos complementares.

Se você chegou até aqui e continua na dúvida, vem com a gente mais um pouco que vamos falar sobre a modalidade presencial!

Quais os benefícios da Graduação Presencial?

Escolher um curso presencial ao invés da faculdade EAD requer tanta dedicação aos estudos quanto na modalidade a distância.

Ao frequentar as aulas, você tem a oportunidade de compartilhar experiências, construir amizades e ampliar a rede de networking. O contato com colegas e professores pode ser um diferencial para a vida profissional.

Além disso, para alguns alunos, o contato direto com o docente facilita o aprendizado e perguntas que surgem e são respondidas durante a aula podem fazer com que a matéria seja compreendida de uma maneira diferenciada.

Outro ponto positivo está na criação de grupos de estudos presenciais, pois eles facilitam a troca de informações e de conhecimentos sobre as disciplinas.

Vale lembrar que a experiência prévia nesse tipo de modalidade — pois é a mesma do Ensino Médio — pode facilitar a adaptação no Ensino Superior.

Mas afinal, qual a melhor opção: Faculdade EAD ou Presencial?

A resposta para essa questão depende do seu atual contexto e do que você procura: comodidade para estudar a hora (e de onde) quiser, ou dividir experiências em sala de aula?

A Universidade Santo Amaro – Unisa é pioneira no Ensino a Distância e referência no modelo Presencial, além de oferecer as duas modalidades com a mesma qualidade técnica e envolvimento do corpo docente.

Agora que você já conhece as duas opções e sabe qual modelo quer, vamos dar um match?

Clique aqui e conheça mais de 60 cursos de Graduação Presencial e EAD que a Unisa oferece.

Deixe uma resposta