Sabia que a procura por cursos de Saúde aumentou nos últimos anos? O motivo disso é que a pandemia aqueceu o mercado de vagas dos setores que empregam profissionais de Saúde e isso impulsionou os estudantes na hora de buscar uma vaga no Ensino Superior.

O curso mais procurado na área é o de Enfermagem, segundo estudo realizado pela empresa de pesquisas educacionais Educa Insight e divulgada no final de 2020 pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Biomedicina, Fisioterapia, Odontologia, Nutrição e Farmácia também entram na lista, junto com Medicina Veterinária.

Neste texto, você vai conhecer um pouco mais sobre cada um desses cursos e pode descobrir a opção que se encaixa melhor no seu perfil!

Enfermagem está entre os cursos de saúde mais procurados

Leia mais:

O mercado de trabalho na área de Pesquisa Clínica

8 tipos de saúde para cuidar

Prepare-se para atender a população idosa!

Saiba mais sobre os Cursos de Saúde

Se você ainda tem dúvidas quanto à carreira que vai seguir, conheça um pouco mais sobre cada um dos cursos.

1 – Enfermagem

Talvez a Enfermagem seja a profissão mais presente na memória afetiva das pessoas. Quem aí se lembra da figura amável e acolhedora do profissional durante uma coleta de sangue na infância? 

Na rotina de um hospital, o enfermeiro é o membro da equipe de Saúde que fica mais próximo de quem busca atendimento, já que é o responsável por cuidar, tratar e atender os pacientes.  

O mercado de trabalho para esse profissional é promissor, pois há diversas áreas de atuação: seja em hospitais gerenciando equipes ou na assistência direta aos pacientes.

2 – Biomedicina

Assim como em Enfermagem, a área de Biomedicina oferece diversas frentes de trabalho e o profissional pode atuar em hospitais, clínicas ou grandes laboratórios com a função de interpretar exames laboratoriais (de sangue e urina, biópsias, toxicológicos, entre outros).

O biomédico também atua como pesquisador em institutos de pesquisas, na indústria farmacêutica, desenvolvendo variados tipos de tratamento e formas de prevenção, bem como contribuindo com a promoção da saúde e o aumento da qualidade de vida da população.

As opções não param por aqui, pois o biomédico também pode trabalhar no auxílio de solução de crimes realizando perícias de material biológico!

3 – Fisioterapia

O fisioterapeuta pode atuar na prevenção e na reabilitação da capacidade física e funcional das pessoas. Além disso, trata de problemas causados por má-formação ou acidentes, por exemplo.

A atuação do profissional no mercado de trabalho é ampla e ele pode desenvolver atividades em clínicas especializadas e em hospitais, além de prestar consultoria e trabalhar em consultórios particulares.

Durante a pandemia, o fisioterapeuta com especialização no sistema respiratório foi um dos profissionais mais procurados no mercado por conta do trabalho de reabilitação realizado junto aos pacientes.

4 – Odontologia

Responsável pela saúde bucal das pessoas, o profissional formado em Odontologia — popularmente conhecido como dentista — atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes.

Capaz de identificar doenças por meio de exames (clínicos, radiográficos e laboratoriais), o Cirurgião Dentista identifica o tratamento mais adequado, receita medicamentos e realiza procedimentos estéticos relacionados à saúde bucal.

Além da clínica geral, a área conta com mais de 20 especialidades. Por exemplo, a Endodontia é voltada para o tratamento de canal; a Periodontia cuida da gengiva e, o cuidado com bebês e crianças, é feito pela Odontopediatria.

5 – Nutrição

O nutricionista estuda a ciência dos alimentos e é responsável por se dedicar à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Entre as atividades desenvolvidas, as mais conhecidas são:

– Elaborar diagnóstico nutricional dos pacientes;

– Prescrever dietas e suplementos nutricionais para pessoas sadias ou com problemas de saúde;

– Controlar a qualidade dos alimentos em restaurantes e refeitórios; entre outras.

6 – Farmácia

O profissional de Farmácia é um profundo conhecedor de medicamentos e fármacos. Além disso, pode atuar na área de cosméticos e no controle, realizando análises clínicas e toxicologias, ou na produção e análise de remédios.

Existem mais de 70 atividades relacionadas à área. Entre elas: gerenciar e administrar farmácias e drogarias; emitir laudos e pareceres de análise de alimentos, entre outras possibilidades.

Por fim, de acordo com os dados do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), 94,3% dos profissionais estão empregados.

7 – Medicina Veterinária

Dentro do campo dos cursos de Saúde, está a Medicina Veterinária, que é responsável por cuidar da saúde dos animais. Dessa forma, o médico veterinário encontra um amplo mercado de trabalho.

Segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o Brasil tem em média 139,3 milhões de pets, os quais precisam de cuidados específicos.

Por isso, quem ama os animais e tem o sonho de cuidar dos bichinhos, pode unir duas paixões e seguir na área.

Os cursos de Saúde na Unisa

As disciplinas básicas dos cursos de Saúde da Universidade Santo Amaro — Unisa auxiliam os alunos para assumirem cargos de gestão e liderança, bem como serem profissionais de destaque nas áreas de pesquisa, docência e em equipes multiprofissionais.     

Aqui na Universidade Santo Amaro – Unisa, as premissas do ensino oferecido visam atender às necessidades do mercado na prevenção e promoção da Saúde, na assistência integral e na inserção no modelo do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conheça a graduação presencial da Unisa

Você sabia que a Graduação Presencial da Unisa oferece diversas vantagens, em especial para os cursos de Saúde?

Com um corpo docente de excelência, laboratórios modernos e equipamentos de ponta, a Instituição visa formar profissionais com olhar humano e foco no cuidado com o próximo, sem deixar de valorizar as tendências mais inovadoras do mercado.

Além da Graduação Presencial, os cursos de Biomedicina, Farmácia, Fisioterapia e Nutrição também podem ser realizados por meio do Ensino a Distância (EAD). Vale lembrar que a modalidade também conta com encontros presenciais para aulas práticas.

Para saber mais sobre os cursos oferecidos pela Unisa, clique aqui e acesse a página da Graduação.

Deixe uma resposta