O agronegócio tem uma enorme participação na Economia do Brasil, pois é responsável, principalmente, por criar muitas e diversas oportunidades de empregabilidade.

De acordo com pesquisas do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), a população empregada no agronegócio manteve-se estável nos anos de 2017 e 2018, o que soma cerca de 18,20 milhões de pessoas.

Dados retirados de pesquisas realizadas no Brasil em 2021 informaram que o agronegócio é responsável por empregar um em cada três funcionários brasileiros. Portanto, a demanda por profissionais qualificados tornou-se grande e crescente, com vastas oportunidades no setor.

Agronegócio

Conheça mais sobre as carreiras da área agropecuária

Com tantas opções, é comum surgirem dúvidas para quem quer seguir carreiras relacionadas à agropecuária e estar por dentro das especificações de cada área do seu interesse, como adquirir ao conhecer melhor suas habilidades, manter-se atualizado do setor desejado e buscar informações de pessoas que já atuam no setor são atitudes que ajudam muito antes de escolher uma carreira, seja ela qual for.

Como dito anteriormente, com a demanda crescente por profissionais para o ramo do agronegócio — e para ajudar na escolha da sua profissão —, separamos algumas opções para quem quer seguir carreira no agronegócio!

Vamos lá?

Agronomia

A pessoa formada em Agronomia tem o objetivo de buscar melhorias na qualidade e produtividade das plantações, rebanhos e produtores da agroindústria.

Esse profissional também cuida do planejamento, execução e coordenação das atividades ligadas às demandas de um agronegócio.

São funções de um agrônomo: preparar e cultivar o solo, acompanhar a colheita, auxiliar no processo de armazenamento e distribuição dos alimentos. Na área do cuidado com os animais o profissional é responsável pela alimentação, reprodução, saúde e questões que envolvem o abate de um animal. Além disso, o agrônomo gerencia as medidas de industrialização e comercialização de determinados produtos de origem animal ou vegetal.

Perfil do profissional de Agronomia

Um dos requisitos do profissional da área é gostar de estar em constante contato com os animais e com a área rural, já que a maior parte das atividades é realizada no campo.

Também é importante ter perfil flexível e adaptável, além de ter facilidade na resolução de problemas.

Ademais, é importante gostar de números e cálculos, e saber interpretar dados e estatísticas. Entre outras áreas de interesse estão: Zoologia, Botânica, Química e Biologia.

Como é o mercado de trabalho para o profissional da Agronomia

Pelo fato do Brasil ser um grande produtor rural, as oportunidades de atuação na área são inúmeras.

O profissional pode trabalhar em empresas públicas e privadas, produzindo matéria-prima, ou com animais. Uma das áreas que está em alta no momento, por exemplo, é a dos biocombustíveis.

Medicina Veterinária

A veterinária é o campo da medicina dedicada ao estudo, prevenção e tratamento das doenças que acometem os animais, sendo responsável por zelar pela boa saúde e qualidade de vida, tanto dos de pequeno porte quanto dos animais de grande porte.

As principais funções do veterinário são:

  • Defesa sanitária e promoção da saúde pública
  • Consultar animais
  • Diagnosticar doenças
  • Realizar tratamentos
  • Fazer curativos e administrar medicamentos
  • Realizar laudos e prescrever atestados
  • Vacinar os animais
  • Indicar os melhores cuidados com o pet

Perfil de um médico veterinário

Ter paixão pelo mundo animal é um dos requisitos obrigatórios para quem quer seguir carreira como médico veterinário. No entanto, outras características são necessárias para ingressar na área.

Alguns outros traços característicos que fazem parte da rotina da pessoa perfeita para ser médico veterinário, são: estar disposto e disponível, ser prestativo, ter comprometimento com as tarefas e apresentar controle emocional, afinal, não é sempre que vai ser possível salvar um bichinho.

Como me tornar um veterinário?

O primeiro passo para quem quer seguir a carreira é cursar Medicina Veterinária, obtendo um diploma de ensino superior que seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Após a formatura, é preciso realizar uma residência médica.

Além disso, também é necessário obter o registro profissional junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

Como é o mercado de trabalho

Assim como ocorre na Medicina, existem diversas oportunidades na Medicina Veterinária, cujo campo de atuação envolve desde acompanhar a saúde dos animais de estimação até realizar o controle de doenças em animais silvestres. Também é possível atuar no controle de qualidade dos produtos industriais na área de zoonoses.

Em suma, o profissional pode trabalhar em:

  • Clínicas veterinárias, com pets
  • Indústrias alimentícias
  • Fazendas
  • Controle de zoonoses
  • Órgãos de fiscalização
  • Zoológicos
  • Universidades

Gestão em Agronegócio

O curso de Gestão em Agronegócio está inserido na área de Negócios e capacita os profissionais para atuar com finanças ligadas à produção nas zonas rurais.

O curso de Gestão em Agronegócio

Oferecido no grau tecnológico, tem média de duração de três anos. Além disso, ele é voltado para atender às demandas do mercado de trabalho atual, inserindo uma quantidade maior de profissionais no campo.

A formação em Gestão em Agronegócio tem o objetivo de explorar aspectos técnicos e práticos, capacitando os profissionais e otimizando a economia relacionada à pecuária e agricultura.

Perfil de um Gestor em Agronegócio

O profissional que pretende trabalhar como Gestor de Agronegócio deve se apresentar uma pessoa organizada e com perfil de liderança. Afinal, tais habilidades são essenciais para quem quer seguir essa carreira, uma vez que administram projetos e relacionam-se diretamente com diversas pessoas.

Somado a isso, ter uma visão para inovação também é muito importante, visto que irá trabalhar na gestão de negócios, especificamente na área agropecuária. Dessa forma, se manter antenado nas novidades do setor e possuir habilidade com tecnologia também são características essenciais.

Mercado de trabalho

É possível atuar na área administrando fazendas, rebanhos, áreas de plantio e safras, avaliando aspectos rentáveis e de recursos, buscando aumentar a produtividade e atender ao mercado. Trabalhar como consultor ou com políticas públicas também é uma possibilidade.

Tirou suas dúvidas sobre os cursos relacionados ao agronegócio? Quer ingressar na área em uma Universidade nota máxima na avaliação no MEC? Então inscreva-se no curso que você mais se identifica acessando o nosso site, pois a Unisa tem um leque de opções de cursos da área.

Leia mais:

Copa do Mundo: as profissões que ganham visibilidade com o maior torneio de futebol do planeta

Profissões que exigem exame para garantir a licença de atuação

Vacina: quais carreiras estão envolvidas no processo produtivo?