Você já ouviu falar nas habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho atualmente? Também conhecidas como soft skills, são competências subjetivas e atributos fundamentais para o bom relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho. Essas habilidades, portanto, não estão relacionadas a uma área específica de atuação.
Diferente de habilidades técnicas (hard skills), as quais podem ser identificadas por meio de testes e certificados, as soft skills dificilmente são detectadas em uma entrevista. Essas competências são observadas na prática e na maior parte das vagas de emprego estão entre os requisitos para preencher a vaga.
Por isso, se você deseja entender melhor como funciona o mercado de trabalho, é interessante conhecer essas habilidades para potencializar suas chances de colocação. Continue conosco e descubra quais são!

Afinal, o que são habilidades?
Habilidades são capacidades de realização de algo. Como vimos, podem ser habilidades técnicas (por exemplo, ser fluente em inglês), que podem ser comprovadas por meio de um teste ou certificado (como o diploma de uma Graduação, exigido para muitas vagas).
Contudo, o universo das habilidades é muito mais amplo do que as habilidades técnicas. As soft skills estão bastante relacionadas aos atributos cognitivos, sociais e comportamentais. Entenda mais sobre a seguir.
Habilidades cognitivas
Estão relacionadas às habilidades mentais e envolvem a forma como cada pessoa é capaz de aprender, assimilar conhecimentos e ter atenção nos processos. Em muitas vagas de emprego podemos observar que a curiosidade, a criatividade e a capacidade de aprender coisas novas são apreciadas. Nesse caso, são as habilidades cognitivas que fazem toda diferença para a contratação do profissional.
Habilidades sociais
O bem-estar e harmonia no ambiente de trabalho também são competências relevantes para a contratação.
Por esse motivo, habilidades relacionadas à capacidade de diálogo, boa relação com as demais pessoas, respeito às diferenças e estar por dentro das mudanças e demandas atuais da sociedade também estão entre as habilidades mais valorizadas pelo mercado de trabalho.
Habilidades comportamentais
Autonomia, saber trabalhar em grupo, saber delegar tarefas e boa capacidade em resolver conflitos fazem parte da lista de habilidades comportamentais, que apesar de serem amplamente relacionadas à personalidade de cada um (e por isso, muito particulares), também podem ser desenvolvidas
10 habilidades mais valorizadas no mercado de trabalho
Agora que entendemos o que são as habilidades, podemos conhecer quais são as mais valorizadas pelo mercado!
1. Capacidade de aprendizado contínuo
Esse tipo de profissional tem o diferencial da curiosidade e ampla capacidade em correr atrás do que deseja. Com o avanço tecnológico, a habilidade também é imprescindível para aprender a trabalhar com novas ferramentas de trabalho.
Dessa forma, são profissionais proativos e que aprendem rápido justamente porque têm o desejo de buscar conhecimento.
2. Comunicação
A comunicação objetiva e assertiva é uma das habilidades mais valorizadas pelo mercado. Afinal, seja para delegar tarefas, trabalhar em grupo ou tirar dúvidas, é preciso saber usar as palavras certas. Uma comunicação assertiva evita conflitos e torna o cotidiano mais produtivo, por isso, é bastante apreciada pelo mercado.
3. Flexibilidade
O cenário profissional tem mudado bastante nos últimos anos. Hoje não só é possível encontrar empresas que operam com horários flexíveis, como também houve um boom no trabalho remoto. Portanto, a capacidade de se adaptar aos novos regimes de trabalho é bastante valorizada, afinal, um colaborador flexível é capaz de realizar sua função com excelência, independentemente do que acontecer.
4. Perfil analítico
É uma habilidade bastante exigida para vagas que lidam com a organização e gestão de processos, pois essas pessoas têm a habilidade de observar o todo e propor soluções lógicas e assertivas. Um perfil analítico também envolve foco, precisão e comprometimento com os processos.
5. Alinhamento com a cultura da empresa
Os valores dos colaboradores devem estar alinhados aos valores da empresa para que ocorra um “match” entre as partes. Portanto, na maior parte das entrevistas, o setor de RH pode fazer perguntas relacionadas aos valores do colaborador para compreender se o perfil da pessoa é adequado para a empresa.
Essa soft skill é fundamental para a produtividade e satisfação com o trabalho e função exercida.
6. Autonomia
As concepções de liderança estão entre as mudanças mais expressivas que ocorreram nos últimos anos. Se antes os chefes eram centralizadores e autoritários, hoje a liderança é muito mais fluida e preza pela autonomia.
Embora ainda tenha a função de delegar as atividades, o fato é que muitas empresas valorizam a autonomia dos colaboradores. Ou seja, que sejam capazes de realizar o seu trabalho sem a liderança delegar tarefas o tempo todo.
7. Criatividade
Engana-se quem imagina que a criatividade é interessante apenas para profissionais que trabalham com arte. Na verdade, ela é também a habilidade de pensar fora da caixa e resolver problemas com os recursos disponíveis naquele momento.
8. Bom relacionamento interpessoal
Ninguém gosta de trabalhar em um ambiente com conflitos constantes, certo? Além disso, o respeito pelas diferenças tem sido uma pauta constante na sociedade de forma que capacidade de diálogo e manutenção de relacionamentos saudáveis no ambiente de trabalho são qualidades cada vez mais apreciadas.
9. Inteligência emocional
Inteligência emocional envolve uma série de fatores e a empatia é um deles. Saber se comunicar com os demais colegas com cordialidade e escolher as palavras corretas significa ter inteligência emocional. Além disso, essa habilidade envolve conseguir separar o lado profissional do pessoal, especialmente em situações difíceis, como durante feedbacks negativos — seja para dar ou recebê-los.
10. Liderança
Um bom líder é aquele capaz de fazer uma comunicação assertiva, tem perfil analítico, foco, além de estar constantemente procurando soluções criativas. De forma geral, podemos afirmar que a liderança é uma junção de todas as habilidades apresentadas até aqui.
Como vimos, as soft skills são habilidades bastante particulares e relacionadas à personalidade dos profissionais. Portanto, elas são bastante avaliadas no cotidiano de trabalho e estão ligadas ao sucesso profissional de alguém dentro de uma empresa. E embora elas sejam parte da personalidade de cada profissional, também podem ser desenvolvidas.
Na Unisa, nosso foco é capacitar o profissional para ser o melhor possível e ter as melhores chances no mercado de trabalho. Pensando nas soft skills, é possível adquiri-las a partir dos nossos Cursos Livres, que ensinam sobre as relações interpessoais, raciocínio analítico, entre outras habilidades. Além disso, estamos sempre fazendo webinars e palestras com foco no assunto. Acesse nosso site e saiba mais!
Leia mais:
Mentalidade colaborativa: entenda o que é e aplique no seu dia a dia