A faculdade de enfermagem faz parte dos cursos da área de saúde e prepara profissionais para prestar assistência à pacientes em hospitais, clínicas e atendimento domiciliar
A Faculdade de Enfermagem é um curso oferecido em modalidade presencial com cerca de 4 anos de duração e prepara o profissional para atuar em diversos segmentos da área de saúde, desde a parte intra e extra hospitalar até outros âmbitos da profissão.
O estudante formado em enfermagem estará apto para atuar no suporte ao sistema de saúde, de forma ética e integrativa. Desta forma, o enfermeiro pode auxiliar na recuperação e promoção de saúde e bem-estar dos pacientes através de uma formação completa.
Por isso, que tal conhecer mais sobre o curso de enfermagem? Aqui você encontrará respostas para as suas principais dúvidas sobre a área.
O que se estuda em Enfermagem?
Todo estudante que aspira entrar na faculdade de enfermagem precisa saber que o curso conta com uma grade curricular completa e alinhada ao mercado de trabalho, com disciplinas que vão desde Anatomia Aplicada à Biofísica, por exemplo.
Sendo assim, o aluno de enfermagem conta com uma área completamente integrativa no campo da saúde, aprendendo a trabalhar com ética e competência. Além disso, na graduação, o profissional é capacitado para os seguintes aspectos:
- Saber lidar com medicamentos;
- Realizar triagens;
- Acompanhar e solicitar exames;
- Trabalhar em conjunto com equipe multiprofissional;
- Prestar assistência para pacientes;
- Entre outros.
No que diz respeito a grade de disciplinas, ela é composta por matérias mais generalistas do campo de saúde, para que assim, o aluno compreenda o funcionamento e de que forma se estrutura o corpo humano.
Logo, as principais disciplinas no conteúdo programático do curso são:
- Anatomia Humana
- Administração e Gerência em Enfermagem
- Biologia Celular
- Bioquímica
- Fisiologia
- Microbiologia
- Imunologia
- Patologia
- Histologia
- Genética
- Parasitologia
- Epidemiologia
- Saúde Ambiental
- Nutrição
- Educação
- Organização e Políticas de Saúde
- Semiologia e Semiotécnica em Enfermagem
Além dessas disciplinas citadas acima, o curso conta com matérias sobre questões assistenciais para diferentes idades e situações, bem como, enfermagem psiquiátrica, saúde da família, estágio supervisionado — entre outras matérias que preparam o estudante para exercer sua profissão.
Onde o profissional de enfermagem pode atuar?

É comum pensar que os enfermeiros trabalham apenas em hospitais e clínicas, mas você sabia que existem outras opções para os profissionais? Sim, isso é possível, principalmente, por meio de estágios e pós-graduações e especializações voltadas para a área de saúde, por exemplo.
Conheça abaixo as principais áreas de atuação de um profissional de enfermagem:
- Enfermagem para Home Care: o atendimento em casa é uma tendência para os próximos anos da profissão. Atualmente, alguns planos de saúde já disponibilizam tipo de assistência para pacientes que precisam de atenção residencial;
- Enfermagem Geral: essa opção é a mais conhecida, uma vez que o enfermeiro-geral trabalha em hospitais e clínicas realizando plantões e cuidando de pacientes;
- Enfermagem Obstetrícia: responsável por acompanhar gestantes e seus filhos recém-nascidos, prestando assistência nos primeiros dias de vida da criança;
- Enfermagem Cirúrgica: o profissional de enfermagem auxilia o médico-cirurgião em pequenas e médias cirurgias, prestando a assistência necessária para cada situação;
- Enfermagem de Resgate: profissional trabalhará em atendimentos de emergência em conjunto com uma equipe de salvamento. Ele é responsável por prestar serviços ambulatoriais com os primeiros socorros necessários para pacientes acidentados;
- Enfermagem Pediátrica: a atuação desse profissional é voltada para o atendimento de bebês e crianças. Ou seja, o enfermeiro realiza o monitoramento e aplica técnicas para cuidar de condições de saúde típicas dessa idade;
- Enfermagem Oncológica: os profissionais de enfermagem atuam em conjunto com uma equipe multidisciplinar em oncologia para prestar assistência à pacientes oncológicos e acompanhá-los desde o diagnóstico até o tratamento da enfermidade;
- Docência em Enfermagem: é outra opção de atuação do enfermeiro, onde pode lecionar e formar outros profissionais para atuar na área de saúde, por cursos técnicos ou em faculdades.
Como é o mercado de trabalho para Enfermagem?
O mercado de trabalho para profissionais da área de enfermagem é abrangente. Atualmente, a área ganhou ainda mais espaço após a Covid-19 e a necessidade de contar com os serviços desses profissionais.
Apesar do cenário assustador que a pandemia ocasionou, os profissionais da área de saúde passaram a ser mais bem valorizados e requisitados, visto a atual motivação de uma sociedade mais consciente a respeito da qualidade de vida e bem-estar.
Logo, o mercado de trabalho para quem faz faculdade de enfermagem está bastante aquecido e existe espaço para aqueles profissionais que buscam fazer a diferença e conseguem se diferenciar dos demais.
Além de poder atuar em hospitais, o enfermeiro também pode trabalhar em clínicas, postos de saúde, além da atuação ascendente de profissionais que trabalham em atendimento domiciliar (home care).
Quais as possíveis especializações?
Assim como citamos anteriormente, existem muitas oportunidades de atuação para o profissional desta área. Por isso, após realizar o curso de enfermagem, o estudante poderá optar por seguir uma área mais específica na profissão.
Sendo assim, algumas áreas da enfermagem estarão disponíveis após o formando se especializar ou realizar uma pós-graduação. Assim, ele estará preparado para encarar o mercado de trabalho e atuar na área que mais se identificar.
Portanto, é possível encontrar diversas especializações de enfermagem no mercado, conheça algumas delas:
- Gestão dos Serviços de Home Care
- Enfermagem em Oncologia
- Gerenciamento em Enfermagem
- Enfermagem Estética
- Enfermagem Obstétrica
- Enfermagem em Unidade de Terapia Intensiva Adulto
Afinal, onde fazer Faculdade de Enfermagem?
Hoje em dia, o estudante pode realizar seu curso de enfermagem em diversas instituições de ensino superior. Entretanto, o ideal é que a universidade escolhida seja reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), para que o estudante receba seu diploma e possa atuar na área.
A Universidade Santo Amaro – Unisa é reconhecida pelo MEC e conta com a Faculdade de Enfermagem desde 1996. Hoje, capacita profissionais com ética, preparados para atender as necessidades dos pacientes e atuar na prevenção e promoção da saúde.
Por isso, se você deseja começar a transformar sua trajetória profissional e se preparar para o mercado de trabalho, garanta sua inscrição no curso de Enfermagem hoje mesmo!