A Transferência Externa é, muitas vezes, a resposta para os estudantes que desejam melhorar a experiência no decorrer da Graduação

O Ensino Superior é o principal caminho para quem deseja progredir profissionalmente com estabilidade e valorização.

Mas a vida universitária não é tão simples e existem várias dificuldades que comprometem o aprendizado, levando até mesmo à interrupção da faculdade com o trancamento.

Em 2020 pudemos ver a gravidade dessas dificuldades com a pesquisa realizada pelo instituto SEMESP, que revelou uma taxa de evasão de 32,4% dos alunos do Ensino Superior. Nesse caso, relacionado diretamente com a inadimplência.

Não é somente o fator financeiro que está levando muitos universitários a trancarem suas faculdades e interromperem suas carreiras. Motivos não faltam e, para todos eles, sempre existe uma opção a considerar: a Transferência Externa,ma medida que tem sido a resposta ideal para muitos brasileiros que precisam terminar os estudos. 

Mas ainda existem estudantes que não sabem o que é a Transferência Externa e, por isso, vale apresentá-la!

O que é Transferência Externa?

A Transferência Externa de universidade é o processo no qual um estudante que está matriculado em uma Instituição de Ensino Superior solicita a transferência (a mudança) para outra universidade, uma outra instituição. E ela não tem limites geográficos, ou seja, essa mudança pode ocorrer dentro do mesmo estado ou até mesmo para outro estado, podendo ser até outro país.

Na prática, o estudante precisa buscar informações sobre as universidades que oferecem o curso desejado, verificar os prazos e requisitos para a transferência e providenciar a documentação necessária.

Vale dizer que é comum que o estudante requisitante tenha de realizar prova e/ou entrevista na universidade de destino, mas nada que fuja muito do que o universitário já não tenha vivido para entrar na faculdade.

Motivos que levam à Transferência Externa

Primeiro, é preciso explicar que a Transferência Externa é muitas vezes confundida com a Transferência de Faculdade, que, na prática, é somente a troca de curso. 

Já os motivos para a Transferência Externa não tratam apenas da Graduação e podem variar muito. eralmente, estão relacionados a questões acadêmicas, financeiras, de localidade da instituição ou até mesmo insatisfações com a qualidade de ensino.

Operfil dos alunos que recorrem à Transferência Externa pode ser diverso, desde aqueles que buscam uma universidade com maior reconhecimento em sua área de atuação, até os que só desejam mudar de cidade para estar mais próximos da família ou, pelo contrário, adquirir mais independência e aproveitar um lugar diferente.

Normalmente, são alunos que já possuem uma trajetória acadêmica e que buscam uma universidade que atenda melhor às suas necessidades e expectativas.

De maneira geral, alguns dos principais motivos que levam à Transferência Externa estão logo abaixo.

Insatisfação com curso ou universidade

Uma das principais razões para a transferência, pois é comum o aluno não estar satisfeito com a qualidade do ensino, a infraestrutura da universidade, a metodologia de ensino adotada ou outros aspectos do curso, ou da instituição.

Mudança de cidade ou estado

O estudante pode precisar mudar de cidade ou estado por motivos pessoais, como problemas familiares, profissionais ou até mesmo oportunidades de trabalho em outra região.

Como já mencionado sobre o perfil de alguns estudantes que solicitam a Transferência Externa, a busca por proximidade com integrantes da família ou maior independência também são fatores considerados nesse momento.

Melhores oportunidades acadêmicas

Outra razão é o aluno ter interesse em melhores oportunidades acadêmicas, como um programa de intercâmbio, uma maior oferta de estágios ou projetos de pesquisa.

Conflitos com professores ou colegas de curso

Infelizmente, outro motivo pode ser por parte de conflitos e situações indesejáveis com professores ou colegas de curso, o que fragiliza a permanência na universidade porque só de estar ali nessas condições já existe um desconforto ou mesmo constrangimento.

Dificuldades financeiras

Provavelmente o maior motivo para desejar mudar de universidade é a falta de recursos financeiros, levando o aluno a buscar outra instituição que esteja com condições melhores ou que ofereça bolsas de estudo e formas de apoio financeiro.

Outros tipos de transferência 

Além da Transferência Externa, existem outros procedimentos similares que também servem para auxiliar os estudantes em casos de mudança de planos. São eles: 

  • Transferência Interna: também conhecida como Transferência da Faculdade, é uma mudança de curso dentro da mesma universidade.
  • Reingresso: retorno do estudante à universidade após um período de afastamento ou desistência.
  • Aproveitamento de Curso: aproveitamento de disciplinas já cursadas em outra universidade.
  • Convênio: transferência entre universidades conveniadas.
  • Transferência de Medicina: Uma Transferência Externa, mas, como o nome já sugere, específica para os graduandos de Medicina que desejam mudar de instituição.

Mas afinal, como trocar de universidade?

Todos esses processos dependem das instituições envolvidas e de critérios diferentes entre eles, mas em se tratando da Transferência Externa, existem alguns tópicos comuns que fazem parte do “passo a passo”.

Se você tem interesse em pedir a transferência, o primeiro de tudo é pesquisar universidades que oferecem o curso que deseja e que estejam dentro das suas possibilidades financeiras e geográficas.

Verifique os prazos e requisitos para a transferência na universidade de destino.

Providencie a documentação exigida, que normalmente requer histórico escolar, ementas das disciplinas cursadas, comprovante de matrícula e outros documentos pessoais básicos.

Como já adiantamos, é possível que precise fazer alguma prova e/ou entrevista pela universidade de destino.

Depois, é só aguardar o resultado da seleção e, se aprovado, seguir as orientações da universidade para efetivar a transferência, como matrícula, transferência de notas e cancelamento da matrícula na universidade de origem.

Se a universidade desejada é a Unisa, fica ainda mais fácil, pois você pode iniciar sua solicitação selecionando o curso que está fazendo em nossa página de Transferência Externa!

Deixe uma resposta