Um dos critérios que devem ser observados na escolha profissional é o mercado. E nessa perspectiva, a área estética é uma ótima aposta! Para se ter ideia, de acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, esse mercado cresceu 567% entre 2014 e 2019 no Brasil.
Você sabia que é possível trabalhar nesse segmento tendo formação em Farmácia? Hoje, vamos contar tudo o que você precisa saber sobre a Farmácia Estética. Confira!

O que é a Farmácia Estética?
Entre os cursos da Saúde, o de Farmácia é um dos que mais possibilita oportunidades: é possível atuar em mais de 100 áreas diferentes — e a Farmácia Estética é uma delas.
Basicamente, estamos falando da área dedicada à saúde e bem-estar, utilizando recursos terapêuticos e procedimentos estéticos.
É importante ressaltar que essa é uma especialização reconhecida pelo Conselho Federal de Farmácia (CFF) desde 2015. Isso significa que os profissionais estão legalmente amparados a realizar esse tipo de trabalho, um ponto que traz segurança tanto para os pacientes que buscam procedimentos estéticos quanto para os profissionais.
O que um farmacêutico esteta faz?
Nas resoluções regulamentadas da especialidade de Farmácia Estética, o CFF lista os procedimentos que o profissional é autorizado a trabalhar. Entre eles, estão:
Procedimentos manuais
São aqueles realizados sem a necessidade de aparelhos, como por exemplo:
- Drenagem linfática: massagem para otimizar a circulação do sistema linfático que auxilia o corpo a eliminar toxinas e excessos de líquidos. Como resultado, ajuda a diminuir inchaços e celulites;
- Massagem modeladora: é executada com movimentos mais intensos para atingir o tecido adiposo (camadas mais profundas da pele) para melhorar o metabolismo local, sendo eficiente contra celulite;
- Massagens terapêuticas: existem diferentes tipos de massagens que auxiliam na reabilitação da saúde, recuperação pós-trauma e bem-estar. Além disso, melhoram a circulação sanguínea e podem reduzir os níveis de estresse do paciente.
Toxina botulínica
A aplicação da toxina botulínica é um dos procedimentos estéticos mais procurados. Ela age na paralisação dos músculos da face, ajudando a evitar a formação ou intensificação de rugas e linhas de expressão.
Preenchimentos dérmicos
Os preenchimentos faciais com ácido hialurônico também estão em alta. Por meio deles, é possível adicionar volume a determinados pontos do rosto, ajudando a equilibrar e harmonizar a simetria facial.
Microagulhamento estético
Um aparelho formado por microagulhas é passado na região da pele a ser tratada. Esse procedimento desencadeia reações inflamatórias, cuja consequência é a renovação da pele e o aumento da produção de colágeno. Ele tem como função remover cicatrizes de acne, eliminar rugas e diminuir a flacidez da pele, além de amenizar estrias e prevenir a queda de cabelo.
Peelings químicos e mecânicos
Seja químico ou mecânico, o peeling é um tratamento realizado com o objetivo de promover a renovação celular e, a partir disso, possibilita a melhora nas condições e aspecto da pele. É um procedimento de esfoliação para rejuvenescer e aprimorar a saúde dermatológica.
Cosmetoterapia
O procedimento consiste na aplicação externa de produtos cosméticos, com finalidade estética e terapêutica. Normalmente, a cosmetoterapia é indicada para o tratamento de acne, manchas na pele, celulite e prevenção do envelhecimento facial.
Criolipólise
A criolipólise é um procedimento que ganhou destaque há alguns anos, por auxiliar na perda de gordura localizada. Para isso, utiliza-se um aparelho que congela as células de gordura, provocando a morte delas. Depois, essas células são eliminadas pelo organismo.
Carboxiterapia
Pode ser realizada no rosto ou corpo por meio da aplicação de injeções de gás carbônico que auxiliam na redução de olheiras, celulite, estrias e gordura localizada. O procedimento é eficaz, pois estimula a circulação sanguínea.
Laserterapia
Engloba os procedimentos realizados a laser, que podem ser focados em depilar ou tratar de questões como manchas na pele, flacidez e sinais do envelhecimento.
Esses foram alguns dos exemplos de procedimentos e técnicas comuns que podem ser realizados pelo farmacêutico esteta. Se você tem interesse em seguir na área, é importante conferir a lista do Conselho Federal de Farmácia na íntegra.
Onde trabalhar na área de Farmácia Estética?
Existem diversos tipos diferentes de estabelecimentos que oferecem procedimentos estéticos.
Entre esses ambientes, estão:
- Clínicas de estética;
- Consultórios;
- Spas;
- Salões de beleza;
- Hospitais.
Além disso, o profissional pode abrir o próprio estabelecimento e empreender na área, o que também é uma opção bastante atrativa!
Como se tornar um farmacêutico esteta?
O primeiro passo para atuar na área é cursar a graduação em Farmácia. Além de ser uma exigência, ela também fornece a base de conhecimento necessária para aplicar as técnicas e procedimentos de maneira efetiva e segura.
Depois disso, é necessário realizar uma Pós-Graduação Lato Sensu na área de Farmácia ou Saúde Estética.
Dicas para se tornar um farmacêutico esteta de sucesso!
Se a área da Farmácia Estética faz seus olhos brilharem, também temos duas dicas importantes! Afinal, esse setor é tão concorrido quanto atrativo, por isso, é necessário se destacar para conseguir as melhores oportunidades:
- Durante a graduação, invista além das aulas: busque os conteúdos complementares indicados pelo professor, participe de eventos, pesquise por conta própria… mergulhe de cabeça e sem medo!
- Busque por estágios na área. Essa é uma excelente forma de começar a aprender na prática e fazer networking;
O primeiro passo para uma brilhante carreira na Farmácia Estética está aqui na Unisa! Conheça mais detalhes sobre o nosso curso de Graduação em Farmácia.
Leia também
Teste profissional: 6 personalidades de carreira
Vale a pena fazer uma Pós-Graduação EAD?
Pretende fazer Pós-Graduação? Veja a melhor opção para seus objetivos