Você sabia que o Ensino a Distância (EAD) existe há mais de 100 anos no Brasil? Em 1904, surgiu o primeiro curso de datilografia por correspondência, publicado no Jornal do Brasil.

Apesar disso, muitas pessoas ainda têm receio de estudar a distância. Uns acreditam que não é possível aprender de verdade sem estar presencialmente em uma sala de aula. Outros acham que não conseguem lidar com toda a tecnologia que existe por trás da modalidade.

Hoje, vamos mostrar para você que o EAD não é um bicho de sete cabeças!

Conexão Mercado – EAD

Acesso a uma gama maior de cursos e oportunidades!

A primeira vantagem do Ensino a Distância — e uma das mais interessantes — é que ele rompeu as barreiras geográficas de acesso à educação. Você pode fazer cursos em instituições de todo o Brasil (e no mundo inteiro), sem a necessidade de se deslocar.

Muitas vezes, existe um curso incrível para complementar a sua formação e agregar valor ao seu currículo, mas ele é ofertado em outro lugar, e ao colocar os valores e a distância na ponta do lápis, percebe que está fora das suas possibilidades no momento.

Se esse mesmo curso for EAD, esses problemas acabam! Pois, a modalidade surgiu como uma grande aliada para quem precisa estudar e se manter relevante no mercado de trabalho.

Plataformas mais intuitivas

O EAD evoluiu muito em termos de formato, tecnologia e metodologia. Não precisa ter medo de se jogar!

Atualmente, as plataformas são bem mais intuitivas, ágeis e “user-friendly”; aulas ao vivo trazem toda a experiência de interação que existe em uma sala de aula convencional e as gravadas permitem que o conteúdo seja acessado a qualquer momento. Além disso, o aluno tem acesso a uma série de materiais que podem ser baixados para consultar sempre que quiser.

Cursos EAD são mais acessíveis

Outra vantagem é que os cursos a distância normalmente são mais acessíveis, fato que não prejudica em nada a qualidade do ensino, pelo contrário! É apenas uma consequência da modalidade. Assim, é possível fazer aquele curso que faltava para dar um up na sua carreira!

Como ter uma experiência incrível no EAD?

Agora que você já sabe que estudar a distância não é um bicho de sete cabeças, e sim uma oportunidade de melhorar a sua carreira, trouxemos algumas dicas para facilitar sua experiência com essa modalidade. Confira!

Faça da disciplina a sua fiel companheira

Isso vale principalmente para cursos gravados e, para aproveitar ao máximo a flexibilidade da modalidade, é importante estabelecer dias e horários para se dedicar aos estudos.

Tenha um lugar para estudar

Separe um cantinho para estudar. Valem aquelas dicas de sempre: local bem iluminado, arejado e com o necessário para acompanhar as aulas.

Uma das vantagens do EAD é poder aprender de onde quiser e, estar em um ambiente apropriado, auxilia na concentração.

Seja participativo

Em aulas ao vivo, muitos alunos deixam a lição rodando com a câmera desligada e aproveitam para fazer outra coisa ao mesmo tempo. Essa possibilidade até é tentadora. Mas lembre-se que o principal objetivo de qualquer curso, seja ele presencial ou a distância, é aumentar o seu conhecimento. Então, procure aproveitar ao máximo.

Deixe a câmera aberta, faça perguntas, interaja, compartilhe seu conhecimento sobre o assunto.

Cumpra os prazos

No curso EAD, você também vai ter atividades e trabalhos para entregar e serem avaliados. Cumpra os prazos. Lembre-se: você deve encarar um curso a distância com a mesma seriedade com a qual levaria um curso presencial. Esse é o grande segredo para ter uma experiência de aprendizagem satisfatória, independentemente da modalidade de ensino.

Aqui na Unisa, ofertamos mais de 500 cursos de Graduação, Pós-Graduação e Cursos Livres EAD. Quer saber quais são eles e descobrir como turbinar a sua formação e currículo? Clique aqui!

Leia mais:

Gestão de tempo: Aprenda a administrar seu dia de forma eficiente

Graduação: o diploma no Ensino Superior é capaz de mudar sua história

Aumento da procura por cursos da área da saúde EAD