O curso de Medicina é um dos mais desejados pelos estudantes. Não é à toa que costuma ter a concorrência mais acirrada, tanto em universidades públicas quanto privadas.

Porém, essa não é sua única particularidade: a graduação também exige muito dos alunos ao longo dos semestres de aulas teóricas, práticas, internato e tantas outras atividades.

Por isso, se você está percorrendo essa jornada ou se preparando para ela, trouxemos um guia prático que todo estudante de Medicina precisa ler. Confira!

Guia prático que todo estudante de medicina precisa ler!

Esteja fisicamente preparado

Muito se fala sobre a carga de estudos atrelada ao curso de Medicina. E isso realmente é verdade.

Afinal, ao contrário da maioria das outras graduações, são 12 períodos, ou seja, seis anos de dedicação às aulas, provas, trabalhos e inúmeras outras atividades. O aluno que entra nesse curso, portanto, precisa estar ciente de que vai ter que estudar muito.

No entanto, o que nem todo mundo fala é o preparo físico exigido pela trajetória.

A rotina dos estudantes de Medicina costuma ser bastante atarefada: aulas em período integral, práticas em hospitais e unidades de saúde, simulações, visitas técnicas em finais de semana, projetos de extensão e integração com a comunidade…

A carga horária dessa graduação, se incluirmos todas as atividades que fazem parte dela, provavelmente vai ser maior do que a de qualquer outro curso.

E para enfrentar esse dia a dia por tantos anos, um bom preparo físico é fundamental. Mas então isso significa que para estudar Medicina é preciso ter um verdadeiro físico de atleta? Não necessariamente!

O que você precisa é entender que o seu corpo deverá estar preparado para essa rotina. Caso contrário, você poderá ficar doente com frequência por conta da queda da imunidade e até mesmo não se sentir disposto o suficiente para fazer tudo o que é necessário.

E como se preparar fisicamente?

– Tenha uma alimentação saudável. Muitos alunos de Medicina entram no modo “faça o que eu digo, mas não o que eu faço”. Começam a orientar familiares e até seus primeiros pacientes a terem hábitos saudáveis, sabendo que eles mesmos não fazem isso. Não seja assim!

– Priorize sua alimentação, ainda que isso tome um tempo da sua semana. Seu corpo precisa consumir todos os nutrientes necessários.

– Pratique exercício físico com regularidade. Não importa a modalidade, o corpo de alguém que faz atividade é sempre mais forte e resistente do que o de uma pessoa sedentária. Busque algo mais fácil de encaixar na sua rotina e coloque como prioridade.

– Durma o suficiente e com qualidade. Se você já está na universidade cursando Medicina, talvez esteja olhando para essa dica com muita desconfiança. “Não dá pra estudar Medicina e dormir bem”, você pode pensar. Mas dá! Por isso, organizar a rotina é essencial para quem opta por essa carreira. Vamos falar sobre isso com mais detalhes adiante.

É bastante irônico pensar que muitas pessoas que estão se preparando para ser médicos e médicas negligenciam a própria saúde durante esse período. Se para você é difícil colocar a saúde em primeiro lugar (essa dificuldade é comum entre jovens), então pense que esse fato é fundamental para o seu desempenho!

Faça da organização a sua melhor amiga

Não existe outra forma de conciliar os estudos com uma vida saudável que não seja a organização. Acredite: quanto antes você começar a seguir uma rotina bem planejada, mais bem-sucedido você será em atravessar esses seis anos de graduação aproveitando da melhor forma tudo que ele tem a oferecer.

Todo estudante de graduação precisa de uma rotina de estudos organizada. Porém, na Medicina, essa necessidade é potencializada. Como já mencionamos anteriormente, por natureza, essa graduação traz um volume maior de conteúdos a serem estudados e atividades a serem realizadas.

Se você não tiver essa organização, tudo pode acontecer (de pior):

– Você não vai dar conta de estudar todo o conteúdo, se preparar para as provas, fazer os trabalhos…

– Não vai conseguir fazer aquilo que precisa para cuidar da sua saúde;

– Não vai conseguir ter momentos de lazer com a família e amigos e praticar seus hobbies. Logo, sua saúde mental também vai ficar comprometida;

– Pode desencadear crises de ansiedade pela sensação de estar ocupado o tempo todo e, mesmo assim, não conseguir dar conta do que precisa.

Agora, vamos mostrar algumas dicas práticas para ajudar você a colocar ordem na sua rotina:

– Anote os dias e horários de aula (ou de outras atividades) que já estejam fixadas, como os plantões do internato. Faça isso de forma bem visual: a ideia é que você possa olhar para esse cronograma e enxergar as “janelas”;

– Nessas janelas, encaixe os períodos de estudo que você vai cumprir em casa, estabelecendo dias e horários. O mais importante vai ser ter disciplina para colocar em prática;

– Organize um local apropriado para estudar quando estiver em casa: sem distrações, onde o sinal de Wi-Fi funcione bem, devidamente iluminado e arejado. Tudo isso pode parecer irrelevante, mas faz toda a diferença para manter o foco e a produtividade;

– Estabeleça o conteúdo programático a ser estudado em cada dia;

– Saiba priorizar as disciplinas. Você pode pensar em critérios como: aquelas cujas provas estão mais próximas, as que você sente maior dificuldade de entender, que estão com conteúdo acumulado…

– Faça anotações diariamente sobre o seu desempenho;

– Sempre que você tiver mudanças no seu cronograma de aulas e atividades, faça as adequações necessárias no seu planejamento;

– Inclua nessa organização de rotina aquilo que você também precisa encaixar em nome da sua saúde, como o exercício físico por exemplo.

Importante: depois que sua rotina estiver bem desenhada, revisite-a quantas vezes forem necessárias para fazer as adequações. De nada adianta ter um planejamento “lindo”, todo descrito naquele fluxograma supercolorido, se ele não funciona na prática.

E quando você não conseguir cumprir a rotina, cuidado para não se culpar em excesso. Apenas assuma a responsabilidade e evite falhar dois dias seguidos. Lembre-se: o sucesso em uma carreira, principalmente quando ela é tão concorrida quanto a Medicina, depende da sua constância e compromisso com o seu próprio futuro. O sacrifício de hoje vai lhe permitir colher frutos amanhã!

Não se apegue às suas crenças pré-concebidas

Vamos imaginar o seguinte cenário: Mariana sempre quis cursar Medicina para ser pediatra. Estudou muito para ser aprovada no vestibular e se manteve firme nesse propósito. Durante a universidade, focou toda a energia em aprender tudo o que era possível na área de Pediatria. Nas outras especialidades, fez apenas o que era necessário para ser aprovada. Nunca perdeu o foco do objetivo que estabeleceu antes mesmo de prestar vestibular.

O que você pensa sobre a Mariana ao ler esse relato? Fica com “inveja” do foco e determinação que a nossa personagem fictícia demonstrou? Se sim, pense duas vezes!

É bastante comum que os estudantes de Medicina comecem o curso já muito certos do que querem se tornar. E ter um norte não é ruim, pelo contrário, ajuda a manter a dedicação nos momentos de cansaço.

Por outro lado, essa obstinação pode se tornar prejudicial quando impede que você abra os olhos para o universo de possibilidades que estão ao seu redor!

A visão de uma pessoa que sequer começou o curso é muito limitada! Antes de iniciar a graduação, você provavelmente nem mesmo conhece todas as especialidades médicas e opções de carreira que a profissão oferece.

Então, o que parece mais viável? Se manter apegado a uma crença que você construiu quando tinha uma visão naturalmente limitada, ou abrir os olhos para todas as alternativas com as quais você vai ter contato enquanto estuda?

Pode ser que você realmente acabe escolhendo fazer a especialização e seguindo a carreira que sempre planejou. Mas acredite: vai se sentir muito mais em paz se tiver persistido nessa decisão depois de conhecer as outras possibilidades.

Pode ser também que sua inclinação mude drasticamente. E isso é muito positivo! Isso significa que, na prática do dia a dia, você descobriu a verdadeira área com a qual tem afinidade, a qual vai estar disposto a se dedicar de corpo e alma. A consequência disso só pode ser o sucesso profissional!

Inclusive, se estiver aberto a essa descoberta, pode identificar uma vocação para a área de Gestão Hospitalar, por exemplo. Ou para a docência e pesquisa. Existe muito mais além do atendimento clínico e cirúrgico, e todas as áreas são importantes e precisam de profissionais qualificados.

A questão é: fazer sucesso na Medicina exige dedicação constante. E você só vai estar disposto a isso se tiver sensibilidade e mente aberta para encontrar a sua vocação dentro da profissão.

Por isso, não tenha medo de se desfazer de todas as crenças que tinha em mente antes de começar o curso. Aliás, quanto antes você fizer isso, mais cedo vai ter a chance de se encontrar.

Aproveite o período da graduação para conhecer tudo o que você puder! Desfrute intensamente de todas as especialidades pelas quais vai passar no internato.

Participe de feiras e eventos da área. Converse com seus professores. Troque ideias com os seus colegas. Isso também faz parte da universidade.

Aproveite tudo o que a universidade tem a oferecer

Você certamente já ouviu, pelo menos uma vez na vida, que a universidade é a melhor fase da vida. Se isso é verdade ou não, somente você vai saber confirmar daqui a alguns anos. Mas o incontestável é que esse ambiente proporciona experiências diversas!

Portanto, outra dica superimportante é aproveitar ao máximo o que a faculdade oferece. E aqui não estamos falando apenas da instituição em si, mas também das coisas que só acontecem nessa fase.

Além das aulas, a universidade também oferece outros tipos de experiência que podem agregar das mais diferentes formas: desenvolvendo competências de liderança e sociabilidade, ampliando seu círculo de amigos, melhorando o networking, amenizando o estresse das provas, trabalhos e notas.

Conheça os centros e diretórios acadêmicos. Se você gosta de esportes, procure se informar sobre as atléticas. Se prefere música, talvez possa participar de uma bateria. Você poderá se envolver em competições saudáveis com outras instituições.

Conheça colegas de outros períodos, de outros cursos. Primeiro porque fazer novas amizades é sempre bom. E segundo porque você nunca sabe quem poderá abrir uma porta importante para a sua carreira no futuro. Não estamos falando de construir relações por interesse, mas de estar disposto a socializar sabendo os benefícios que isso pode trazer.

Envolva-se em grupos de estudo ou até organize um. Ter com quem compartilhar as dúvidas vai trazer novos insights e potencializar os seus aprendizados.

Procure saber mais sobre os projetos de extensão que a sua Universidade realiza. Eles normalmente proporcionam contato com a comunidade, ajudando os futuros profissionais da saúde a se ambientarem à realidade encarada no dia a dia ao exercer a profissão.

Informe-se sobre os projetos de iniciação científica. Eles são uma ótima forma de entender se a área da pesquisa é uma possibilidade para você. Além, é claro, de trazerem acesso a uma dose extra de conhecimento, que nunca é demais.

Em resumo: tire proveito de tudo! Lembre-se do quanto você dedicou para finalmente estar na universidade cursando Medicina. Esse é o momento de fazer todo o trabalho valer a pena.

Não tenha medo de “sugar” tudo que a instituição oferece. Nenhuma experiência será desperdiçada, todas elas vão contribuir para a pessoa e/ou profissional que você deseja se tornar!

Até porque, em alguns programas de residência médica, a análise curricular é uma etapa do processo seletivo. Então, ser ativo durante a graduação, em atividades acadêmicas e sociais, aumenta as suas chances de conseguir participar do programa desejado.

Faça um bom curso de inglês

“Além de todas as atividades que já fazem parte da rotina de um estudante de Medicina, você está dizendo que é para acrescentar mais uma?” Sim!

Se você nunca teve oportunidade de estudar inglês ou se o idioma está enferrujado, esse é um bom momento para desenvolver a habilidade: ela é indispensável na carreira médica. E se você deseja se destacar desde agora, colocar essa dica em prática é algo praticamente inegociável!

Os benefícios do domínio do inglês para quem está na área médica são inúmeros:

– Atualização científica constante: a maior parte dos novos estudos e pesquisas são publicados no exterior. Até que sejam traduzidos para o português, naturalmente leva um tempo, às vezes, até anos. Se você conseguir ler e compreender em inglês, terá acesso a informações e dados instantaneamente. Para um médico, estar atualizado é imprescindível. Mas, infelizmente, quem não tem o inglês na ponta da língua, em algum momento, vai se tornar um profissional defasado.

– Melhor aproveitamento do curso: é possível que, durante a graduação, os próprios professores indiquem leituras complementares de materiais que só estão disponíveis em inglês. E embora eles não sejam cobrados em provas e trabalhos, podem ser extremamente úteis para a sua formação.

– Oportunidades de trabalho: existem cada vez mais oportunidades de trabalho e de estágios na área médica no exterior. Imagine o quanto uma experiência como essa é capaz de agregar para o seu currículo! Mas, obviamente, você só vai poder pensar nesse tipo de possibilidade se tiver um nível de inglês adequado.

– Participação em eventos: congressos, conferências e outros tipos de eventos científicos fazem parte da rotina do profissional de Medicina. Afinal, nessas ocasiões, é possível fazer networking com médicos do mundo todo, além de acessar em primeira mão as pesquisas que estão sendo desenvolvidas. Normalmente, esses eventos são totalmente organizados e realizados em inglês.

– Publicações: se você pretende seguir a área da pesquisa e docência, mais um motivo para caprichar no inglês! É bem comum que revistas científicas de renome exijam que os artigos sejam publicados em inglês. E aí você pode pensar: “mas é só pagar para um tradutor fazer esse trabalho”. Tem certeza de que você quer deixar outra pessoa ter total controle sobre um conhecimento que você produziu?

– Prova de residência: cada programa de residência tem seu próprio processo seletivo. Em alguns casos, candidatos que comprovam suficiência ou proficiência em inglês ganham pontos na classificação.

Se parece impensável para você começar um curso de inglês nesse momento, dê pequenos passos. Hoje em dia, existem inúmeros aplicativos que podem auxiliar. Também existem professores que dão aulas particulares e podem se adequar à sua rotina com mais facilidade.

Avalie as possibilidades e se não houver nenhuma agora, pelo menos mantenha o inglês no seu radar. Enquanto você é estudante, ele vai ser um diferencial. Depois que estiver com o diploma em mãos, ele vai ser fundamental para uma carreira de excelência.

Relaxe!

Não são raros os casos de estudantes de Medicina que, ironicamente, abrem mão da saúde mental enquanto se dedicam freneticamente ao curso.

Ser um aluno empenhado é sim muito importante. Mas de nada vai adiantar se você desenvolver transtornos mentais como a ansiedade, depressão, Síndrome de Burnout e tantos outros. Aliás, como médico, um dos primeiros aprendizados que você precisa ter em mente é: cuide de você para ter condições de cuidar do outro.

Mas como conseguir relaxar em meio a todas as cobranças que marcam os seis anos de graduação? Nós trouxemos algumas dicas que podem ser bem úteis:

– Tome muito cuidado com as cobranças desnecessárias: saiba identificar o que realmente é prioridade e abrir mão, vez ou outra, daquilo que não é. Lembre-se de que talvez você não tire as melhores notas em todas as provas e trabalhos. Que para se dedicar mais a uma determinada atividade, pode ser necessário abrir mão de outra. A verdadeira sabedoria do estudante de Medicina não é tentar “abraçar o mundo” e fazer tudo com excelência. Mas saber justamente elencar prioridades.

– Pratique alguma atividade que seja focada no relaxamento. A meditação é uma ótima opção e você pode fazer em casa, separando poucos minutos por dia. Aulas de yoga também são uma boa opção. Procure ter momentos para se desconectar de todas as obrigações e reconectar com você mesmo.

– A carga está muito pesada? Divida! Desabafe com os colegas que estão passando por um momento parecido e que vão compreender o que você está sentindo, com os familiares e amigos que lhe amam e se importam com o seu bem-estar. Não fique guardando esses sentimentos.

– Mantenha um hobby, algo que você goste de fazer pura e simplesmente por prazer. Muitos alunos entram em um mecanismo de pensamento no qual acreditam que precisam ser úteis e produtivos 100% do tempo. Calma! Assista às suas séries, leia livros, vá ao cinema, faça um passeio no parque, pinte, toque um instrumento… vale tudo!

– Faça terapia! Como pessoa interessada na área da Saúde, você já deve saber que a terapia não é um recurso a se buscar apenas quando já perdeu o controle sobre a sua saúde mental. Preventivamente ela também é muito interessante! O processo terapêutico pode ajudar você a identificar possíveis gatilhos de ansiedade associados à vida universitária e, por consequência, mostrar os caminhos para trabalhá-los.

Lembre-se: seu projeto mais importante é você mesmo! O sucesso acadêmico e profissional é muito importante, mas só tem “graça” se você tiver saúde para desfrutar dele!
A graduação em Medicina será uma das jornadas mais incríveis que você vai percorrer em toda a sua vida! Esteja nela de corpo e alma! Planeje o seu futuro, mas sem deixar de vivenciar o presente.

E se você está se preparando para começar a viver essa experiência, saiba que a Unisa é referência na graduação em Medicina. Acesse a página do curso e confira todos os detalhes! Saiba mais sobre as próximas provas e vem ser #MedUnisa!

Leia também

O Curso de Medicina exige uma infraestrutura completa!

5 motivos para fazer Residência Médica

Liga Acadêmica em Medicina: meio essencial para a formação profissional