Ao concluir uma graduação, um novo objetivo aporta na carreira profissional: a educação continuada. Diante de diferentes modalidades, o estudante precisa ter definido seus objetivos, para, a partir deles, escolher a melhor alternativa. O fato, é que independentemente da escolha, conhecimento nunca é demais e proporciona maiores ganhos.

Além dos cursos Livres, modalidade conhecida por oferecer cursos rápidos sobre assuntos específicos, há a Pós-Graduação, dividida entre Lato Sensu e Stricto Sensu.

Conexão Mercado

Leia também

Planejamento: entenda a importância dele para uma carreira profissional de sucesso

Vale a pena fazer uma Pós-Graduação EAD?

5 dicas para conquistar o emprego sonhos em 2022

Lato Sensu

O Lato Sensu é uma formação mais rápida, com carga horária a partir de 360h, dependendo do curso. Pode ser oferecido presencial e a distância; e a duração varia de acordo com a proposta da Instituição. Na Unisa, por exemplo, há cursos com duração de 6 meses e 100% on-line. Existem duas opções de Pós-Graduação Lato Sensu: Especialização ou MBA (Master Business Administration). A primeira é indicada para profissionais graduados que buscam por aperfeiçoamento técnico ou científico em sua área de atuação. Já o MBA é voltado para área gerencial, administrativa e de negócios, costuma ser procurado por gestores ou empreendedores.

“Tanto para quem já está empregado quanto para quem está procurando uma recolocação no mercado de trabalho, muitos parecem já ter percebido a importância da Pós-Graduação. O mercado está cada dia mais competitivo e um certificado a mais pode ser o diferencial que falta para conseguir uma vaga ou promoção e aumento salarial”, afirma a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Santo Amaro – Unisa, Profa. Patrícia Colombo.

Stricto Sensu

O Mestrado e o Doutorado compõem a modalidade Stricto Sensu, mais direcionada a profissionais que desejam seguir na carreira acadêmica ou científica. Os chamados Programas Stricto Sensu são normalmente oferecidos presencialmente – embora em 2019 o MEC tenha autorizado a oferta a distância. A Unisa conta hoje com cinco Mestrados (Ciências Humanas, Ciências da Saúde, Direito Médico, Medicina Veterinária e Odontologia) e dois Doutorados (Odontologia e Medicina Veterinária).

Escolha

Após a definição da modalidade de Pós-Graduação, o segundo passo é escolher a Universidade em que irá cursar. No caso do Mestrado e do Doutorado é fundamental avaliar a nota de recomendação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), a nota da Instituição, as linhas de pesquisa e o corpo docente.

Já para os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, a legislação educacional não prevê avaliações do MEC. Por isso, é muito importante analisar o histórico da Universidade, como a tradição, a nota de credenciamento e a opinião dos ex-alunos, além do portfólio de cursos.

Reconhecimento

Segundo uma Pesquisa Salarial, realizada pela Catho Educação, a elevação nos ganhos de um profissional com Pós-Graduação pode chegar a até 53%. “As empresas se mostram dispostas a pagar mais por profissionais com melhor qualificação, valorizando aqueles que buscam constante atualização”, complementa a Profa. Patrícia Colombo.

Além do ganho salarial, o profissional que se preocupa com atualização se destaca no mercado, seja na execução de tarefas técnicas ou de gestão. “Este aumento no conhecimento acadêmico gera um diferencial competitivo, permite que o profissional se sobressaia diante de outros colegas. Ele passa a ser capaz de executar as atividades de forma mais eficiente, gerando melhores resultados às corporações”, garante a pró-reitora.

Curtiu o conteúdo? Fique de olho no #blogdaUnisa e no site para mais publicações sobre educação e empregabilidade!

Deixe uma resposta