Você vai realizar o Enem em 2023? Então confira este artigo com todas as informações que precisa saber para estar preparado para as provas!
Todos os anos, milhares de estudantes se preparam para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e conquistar sua tão sonhada vaga na faculdade. No Enem 2023 não é diferente.
O Exame começou em 1988, com a ideia de ser uma prova que avaliaria o desempenho dos alunos do Ensino Médio. O objetivo era verificar a eficiência do sistema educacional brasileiro.
Com o passar dos anos, ele passou a ser elaborado com rigor maior e tornou-se a principal forma de ingresso para a faculdade.
O Enem 2023 abrirá oportunidades para quem gostaria de iniciar um curso de Graduação, em qualquer universidade do país, no ano de 2024.
Por isso, se você é uma dessas pessoas, acompanhe este artigo até o final e saiba tudo o que precisa para realizar o Exame deste ano. Boa leitura!
Como será o Enem 2023?
Esta será a 26° edição do Exame desde sua criação. Embora o edital deste ano ainda não tenha sido lançado, algumas informações essenciais para os estudantes já foram disponibilizadas no site do governo.
Segundo o cronograma publicado em janeiro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas de 2023 acontecem nos domingos 5 e 12 de novembro para o Enem regular.
Já, as provas da modalidade de PPL (Pessoas Privadas de Liberdade) e a reaplicação do Enem regular ocorrem nos dias 12 e 13 de dezembro, de acordo com o documento.
O gabarito está previsto para ser liberado nos dias 24 de novembro e 27 de dezembro para as respectivas categorias. Os resultados, por sua vez, serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024.
Uma novidade desta edição é que o Enem digital, modelo on-line da prova, foi cancelado. Os motivos estão relacionados com o alto custo e o baixo interesse por parte dos estudantes.
Portanto, para aqueles que desejam fazer o Enem em 2023, é essencial estar atento aos prazos e à documentação necessária para a homologação da inscrição.
Quando abrem as inscrições para o Enem 2023?
De acordo com o calendário do Inep, o prazo de abertura das inscrições para o Enem regular é 8 de maio e o fechamento delas acontece dia 19 do mesmo mês.
Quem faz parte da modalidade de PPL ou precisa da reaplicação da prova, tem entre 9 e 27 de outubro para se inscrever. Então, fique atento para não perder esses prazos!
Quem pode fazer o Enem 2023?
Milhares de estudantes de todo o Brasil fazem o Enem todos os anos, pois ele é parte de uma das principais portas de ingresso para a universidade.
Isso porque muitas Instituições de Ensino Superior no Brasil aceitam a nota da prova como forma de ingresso para a faculdade. Saiba como usar nota do Enem para garantir a sua vaga!
Qualquer pessoa, tendo concluído os estudos ou não, pode fazer o Enem 2023. A diferença está na utilidade que elas podem atribuir à nota obtida.
Os participantes que já concluíram o Ensino Médio ou encerram no mesmo ano da realização do Exame, podem utilizar sua nota para ingressar em alguma faculdade, como já abordamos.
Por outro lado, aqueles que ainda não concluíram os estudos e não concluirão em 2023, podem fazer a prova. Contudo, eles entram como treineiros, isto é, só podem utilizar a nota para autoavaliação.
Mas, para todos os tipos de participantes, é necessário fazer a inscrição dentro do prazo estipulado pelo Inep. Confira como funciona esse processo a seguir.
Como fazer a inscrição para o Enem 2023?

As inscrições para o Enem são realizadas no site do governo federal, por meio da conta gov.br do participante. Por isso, caso o estudante ainda não tenha uma, deve realizar um cadastro, primeiramente.
Após isso, basta seguir alguns passos e sua inscrição será feita com sucesso. Confira nossas dicas para o Enem.
1 – Acesse a Página do Participante
Para acessar essa área, você precisa:
- Entrar no site do governo federal;
- Acessar “Áreas de Atuação”;
- Clicar em “Avaliações e Exames Educacionais”;
- Selecionar “Enem”;
- Entrar na “Página do Participante”.
Fazendo isso, você será encaminhado para uma nova página, onde uma assistente virtual solicitará que você faça o login na sua conta para orientar os próximos passos.
2 – Insira os dados solicitados
A assistente virtual solicitará alguns dados pessoais (CPF, data de nascimento, sexo, nacionalidade, etc.). Você precisa informar todos eles com exatidão para não ter problemas futuros com a sua inscrição.
Ela também perguntará se você necessita de algum tipo de atendimento especializado. Caso precise, você deve especificar sua condição e será pedido um documento que a comprove. Caso contrário, selecione “não preciso” e prossiga.
3 – Escolha o idioma estrangeiro
O Enem exige que você responda algumas questões de outra língua. Por isso, você precisa optar por responder questões em inglês ou em espanhol, que são os dois idiomas disponibilizados pelo Exame.
Vale lembrar que, se você mudar de ideia do idioma após realizar a inscrição, é possível alterar a escolha durante um prazo estipulado no edital.
4 – Selecione sua escolaridade
Você deve informar se já concluiu o Ensino Médio e em que tipo de instituição; se concluirá no mesmo ano da prova; ou se ainda não encerrou os estudos.
Para a última opção, você admite que está entrando na modalidade de treineiro e confirma estar ciente de que poderá utilizar a nota apenas para autoconhecimento.
5 – Preencha o questionário socioeconômico
Ele fornecerá ao Inep informações sobre suas condições sociais e econômicas para que a instituição saiba melhor sobre o perfil dos participantes.
6 – Informe seu e-mail e telefone
O site pede essas informações especialmente para contato, quando for necessário. A opção de adicionar um telefone fixo é opcional.
7 – Indique a cidade de prova
Você escolhe o município onde deseja realizar a prova. Mas atenção, o local de prova, que é a escola onde você fará o Exame, só será informado pouco antes dos dias de aplicação.
8 – Confirme seus dados
Após esse processo, você tem a opção de ler suas escolhas novamente e confirmar o envio dos dados. Depois disso, apenas algumas informações podem ser alteradas, como documento e idioma, por exemplo.
9 – Realize o pagamento da taxa
A única taxa cobrada no Enem é a de inscrição. Em 2022, ela teve valor de R$ 85,00, mas algumas pessoas são isentas do pagamento dela e nós falaremos sobre isso mais adiante.
A única forma aceita de pagamento é por meio do GRU Cobrança, emitido no próprio site e que pode ser efetuado em qualquer banco, lotérica, aplicativos de banco e Agências dos Correios.
Vale destacar que o Enem também disponibiliza opções especiais, como o atendimento especializado, tratamento pelo nome social e recursos em Libras. Além disso, alguns processos podem mudar dependendo do edital.
Como fazer a isenção do Enem 2023?
Primeiramente, você deve saber se está no grupo de isenção da taxa de inscrição. Portanto, podem pedir isenção:
- Alunos cadastrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal;
- Alunos matriculados no último ano do Ensino Médio em escolas públicas;
- Estudantes de escola pública ou com bolsas integrais em escolas particulares que comprovem renda mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
Para solicitar, você deve entrar na página do participante, como explicado anteriormente, preencher os dados necessários, confirmar se está enquadrado, responder o questionário, informar opções para contato e concluir.
A confirmação da isenção será publicada antes do período de abertura das inscrições.
Dicas para se preparar para o Enem 2023
A sua inscrição não vai valer nada se você não se preparar direito para a prova. Então não perca tempo e anote algumas dicas para o Enem.
Você sabia que na Unisa, consegue usar sua nota do Enem para entrar na faculdade e iniciar o seu curso de Graduação com apenas três passos? Confira no link!