O Exame Nacional do Ensino Médio não só facilita a vida dos alunos como também de Instituições de Ensino Superior. Ocorre que, desde que o Enem foi criado, ele substitiu diversos vestibulares, de forma que a nota do Enem é utilizada em diversas faculdades como principal meio de ingresso.

Se você tem dúvidas de como usar sua nota do Enem para entrar na faculdade, neste post explicamos detalhadamente sobre as diversas formas de fazê-lo. Confira abaixo!

Use a nota do Enem para entrar na faculdade

Sistema de Seleção Unificada – Sisu

O Sisu é a principal forma de ingresso nas faculdades de todo o país. É um sistema online que calcula a nota do aluno (de acordo com os erros e acertos na prova do Enem) e dá a média final, com a qual ele concorre a vaga que deseja.

Para calcular essa média, é levado em consideração também o peso de cada matéria para a área do curso. O Sisu ocorre semestralmente (em janeiro e em junho) e para participar, o estudante precisa ter participado da última edição do Exame.

Além de concorrer às vagas da ampla concorrência, também é possível disputar pelas cotas. Para participar do Sisu existe um único critério: o estudante não pode ter zerado a redação.

Para se inscrever no Sisu é bem simples: o estudante precisa informar o CPF e a mesma senha cadastrada no Enem. Feito isso, em seguida deve escolher duas vagas das Instituições participantes do programa.

Enquanto o período de inscrições estiver ativo, o estudante pode alterar essas opções e, a cada dia, o portal atualiza em que posição o candidato está, considerando o número de vagas disponíveis e as outras pessoas que escolheram a mesma opção de curso.

Ao fim do prazo, o Sisu seleciona os candidatos melhor classificados de acordo com cada curso, considerando sua média e a modalidade de concorrência.

Complementando nota de vestibulares

Muitas faculdades utilizam a nota do Enem para complementar a pontuação dos candidatos.

Essa é uma prática comum, principalmente em cursos muito concorridos, como o de Medicina. No entanto, isso não é uma regra. Para saber se esse é o caso da Instituição em que pretende estudar, é importante ler atentamente todo o edital. Essa informação estará disponível lá!

Para ingresso direto em instituições privadas

Existem algumas faculdades privadas que também utilizam a nota do Enem como principal forma de ingresso. Não é preciso passar pelo Sisu, nem nada do tipo. Algumas utilizam apenas a nota redação, outras exigem um número mínimo de acertos na prova objetiva.

São diversos os cenários possíveis. Por isso, o ideal é ler o edital atentamente para se inteirar sobre o assunto.

Programa Universidade para Todos – Prouni

Este programa é uma iniciativa do Governo Federal e dá, aos alunos de baixa renda com as melhores notas, bolsas de estudo em faculdades privadas.

As bolsas podem ser integrais ou parciais, depende da nota e da renda da família. No entanto, existem alguns outros critérios de participação além de não zerar a nota da redação. São eles:

  • Somar no mínimo 450 pontos de média;
  • Cursar o ensino médio integralmente em escola pública ou na condição de bolsista integral, no caso de escola particular;
  • Caso tenha cursado o Ensino Médio parcialmente em escola pública e privada, que tenha sido por meio de bolsa integral;
  • Ser portador de alguma deficiência;
  • Ser professor da rede pública (nesses casos, o professor só pode se inscrever em cursos de Licenciatura);
  • Renda familiar de no máximo três salários mínimos

Assim como o Sisu, o Prouni ocorre semestralmente, de forma que os alunos têm duas possibilidades de concorrer às bolsas de ensino.

Para se inscrever no programa, basta acessar o site e fazer login ou cadastro por meio do portal GOV. Em seguida, o candidato escolhe, por ordem de preferência e de acordo com as bolsas disponíveis, duas instituições, o curso e o turno em que deseja estudar.

Assim como no Sisu, enquanto as inscrições estiverem abertas, o candidato pode alterar essas opções. Será validada a última inscrição confirmada.

Diariamente, o sistema disponibiliza a nota de corte de cada curso, que leva em consideração o número de bolsas e a quantidade de inscritos.

Fundo de Financiamento Estudantil – FIES

O FIES é outro programa do governo cujo intuito é facilitar o acesso ao Ensino Superior no Brasil. Ele ajuda no financiamento do estudo em faculdades particulares.

Para participar, é preciso ter feito no mínimo 450 pontos na prova e 400 na redação do Enem. Existem diversas modalidades de financiamento, por isso é importante entender quais são os critérios de participação de cada uma para descobrir qual é a ideal. O financiamento pode ser parcial ou integral, com teto de 7 mil reais mensais.

A inscrição deve ser feita pelo site FIES Seleção e para isso, o candidato deve fazer login ou cadastro no portal GOV. Em seguida, é preciso fornecer algumas informações em relação à sua família, o sistema pede que você nomeie todos os familiares maiores de 14 anos, o CPF de cada um deles, a data de nascimento e a renda bruta.

Em seguida, o candidato escolhe o curso que deseja financiar dentre as opções disponíveis. É possível escolher três opções por ordem de prioridade.

Enquanto as inscrições estiverem abertas, o sistema divulga a classificação parcial dos candidatos (considerando a nota de corte e as vagas disponíveis), até o último dia em que é considerado a classificação final de cada aluno.

Você pode usar a nota do Enem para ingressar na Unisa

Como nós mencionamos, algumas Instituições privadas também utilizam a nota do Enem para o ingresso e a Unisa é uma delas. Você pode usar sua nota da Redação (mínimo de 250 pontos) para entrar em uma Graduação (com exceção de Medicina).

Mas, essa não é a única forma de ingresso aqui na Unisa. Você também pode utilizar sua nota do Encceja (mínimo de 5 pontos), ou optar pela Redação Online, Prova Agendada e até mesmo o método de Segunda Graduação — nesse último, a grande vantagem é não precisar fazer outra prova, pois é necessário apenas comprovar a primeira Graduação e nesses casos, você ainda pode garantir um desconto especial, é só ver quais promoções estão rolando!

Todos os nossos meios de ingresso são muito acessíveis e rápidos!

Além disso, também é possível utilizar o Prouni e o FIES para estudar aqui na Universidade Santo Amaro. Estamos há mais de 50 anos no mercado e temos Nota Máxima no MEC! Quer conhecer sobre a Instituição e os cursos que oferecemos? Clique aqui e confira nosso portfólio!

Se você fez o Enem, mas ainda não tem certeza sobre qual carreira seguir, também podemos ajudar! Clique aqui e faça nosso Teste Profissional para entender melhor qual área combina mais com você.

Por fim, uma dica valiosa para todos os estudantes que estão no fim do Ensino Médio é: façam a prova do Enem. Pois, como mencionamos, ela possibilita diversas possibilidades de ingresso na Graduação , independente do curso que você deseja fazer. Por isso, se você tem como objetivo construir uma carreira no futuro, o Enem pode ser seu pontapé inicial.

Esperamos que o conteúdo tenha sido útil e tenha ajudado a entender melhor sobre as diversas possibilidades de ingresso na faculdades utilizando apenas sua nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Até mais!

Leia mais:

Mudar de carreira: como planejar o novo ano para essa mudança

Ainda vale a pena ingressar na Universidade: o conflito das gerações e o ensino superior?

Bolsas de estudo: fique por dentro das oportunidades públicas e privadas