A procura pela faculdade de Agronomia está em alta. A área tem chamado atenção de muitos por conta dos diversos avanços e crescimento acelerado do setor. Confira!
A faculdade de Agronomia abastece o vasto mercado agrônomo, um dos principais setores da economia brasileira, que vem crescendo muito nas últimas décadas.
Historicamente, o Brasil sempre foi um forte expoente do setor rural e, ultimamente, isso tem apenas se confirmado e o fato é que esse mercado exige profissionais cada vez mais qualificados.
Então, se você está em dúvida se deseja fazer parte dessa área, este post é para você. Confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o curso de Agronomia!
Curso de Agronomia
Grande parte da graduação envolve as áreas das ciências da natureza, biológicas e exatas. Isso porque a Agronomia tem bastante características interdisciplinares, já que é um ramo muito abrangente.
Algumas disciplinas que costumam fazer parte da grade curricular são:
- Agricultura;
- Fisiologia animal e vegetal;
- Administração Agroindustrial;
- Economia;
- Manejo e gestão ambiental;
- Zootecnia.
Geralmente, a graduação tem duração de cinco anos e conta com muitas atividades práticas em campos ou laboratórios. Ao fim, você sai formado como bacharel.
O que um agrônomo faz?
Como mencionado anteriormente, agrônomo é o profissional graduado em uma faculdade de Agronomia. Ele é capacitado para desenvolver e implementar técnicas de produção e manejo de recursos naturais e tecnológicos para a agricultura.
Dependendo da instituição, o curso da faculdade de Agronomia traz aos estudantes muitas experiências diferentes. Na Unisa, o aluno é capacitado para assumir cargos de gestão e liderança, o que resulta em um destaque no mercado!
Como o campo da agronomia é muito amplo, a função do profissional é também abrangente, o que o possibilita de atuar em diversas áreas e em diferentes cargos. Confira alguns deles abaixo.
Produção agroindustrial
Como um poderoso motor da indústria brasileira, a produção agroindustrial é uma excelente área para investir. O setor cresce a cada ano, ampliando ainda mais as opções de atuação dos profissionais.
Com muita pesquisa e inovações, quem se dedica a produção agroindustrial pode operar junto à agricultura de precisão e monitoramento de resultados, aplicando técnicas para se obter retornos satisfatórios.
Gestão de recursos naturais
O manejo de recursos naturais para garantir uma produção agrícola sustentável é também tarefa desse profissional. Afinal, a agronomia não deve causar impactos ambientais negativos.
Dessa forma, o agrônomo pode realizar um estudo sobre possíveis impactos e analisar as características geográficas de uma localidade para determinar o melhor planejamento agrícola a ser feito.
Sustentabilidade
A profissão também preocupa-se com o desenvolvimento sustentável. Dessa forma, faz parte das tarefas do agrônomo, encontrar maneiras que respeitem cada vez mais o meio ambiente.
Com seus diversos avanços e descobertas, os sistemas agroflorestais e a biotecnologia são exemplos de recursos que podem contribuir para a implementação de técnicas sustentáveis para o desenvolvimento agrícola.
Combate de pragas e doenças
O profissional auxilia no combate a doenças e pragas que costumam atingir lavouras e diminuir a produção.
Uma alternativa é o melhoramento genético das plantas, processo que envolve técnicas de alterações genéticas em alguns vegetais para torná-los naturalmente mais resistentes — tudo isso, claro, evitando o uso de agentes poluentes.
Uso e manejo do solo
O agrônomo garante a segurança de um sistema agrícola, o qual também deve respeitar e aproveitar melhor o solo, o que é feito por meio de um estudo detalhado.
Dessa forma, o profissional pode indicar qual a melhor técnica de irrigação e preparação das terras; os cuidados especiais com o solo; e apontar como evitar plantas invasoras.
Educação Rural
O agrônomo pode não parecer um professor à primeira vista, mas ele pode ensinar, e muito! Afinal, a educação rural faz parte da vida desse profissional.
Com palestras, treinamentos e aulas conscientizadoras e educativas, ele pode proporcionar uma extensão rural de qualidade, bem como levar o conhecimento e as inovações tecnológicas e científicas para várias comunidades.
Análise de mercado
Alguns profissionais da área fazem estudos sobre a economia e o mercado agrícola, além de trabalhar na análise de dados estatísticos para traçarem conclusões a respeito do setor.
Eles podem avaliar a demanda de certos produtos e serviços, assim como identificar possíveis investimentos rentáveis e tendências do mercado rural. O conjunto dessas (e outras) ações permite análises valiosas.
Faculdade de Agronomia: onde atuar depois de formado?

Outro benefício da profissão são as diferentes possibilidades para trabalhar. O agrônomo pode atuar tanto no setor público quanto no privado; na área acadêmica; ou ser um prestador de serviços autônomo. Confira:
Setor público
Aqui, o agrônomo tem a opção de trabalhar para ONGs e órgãos governamentais, como:
- Secretarias de Agricultura;
- Prefeituras;
- Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA);
- Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA);
Setor privado
Atuando em empresas privadas, o profissional pode desempenhar diferentes tarefas a depender da demanda e dos objetivos da firma. Dentre elas, destacamos:
- Manejamento de solo;
- Combate às pragas;
- Gerenciamento de propriedade rural;
- Pesquisa agrícola.
Setor acadêmico
Em instituições de ensino superior, esses profissionais podem proporcionar diversas mudanças na Agronomia. Em campos e laboratórios, eles podem exercer tarefas como:
- Desenvolvimento de projetos pedagógicos;
- Pesquisas agrícolas;
- Desenvolvimento e produção de novos insumos agrícolas.
Autônomo
A principal vertente atual para trabalhadores que atuam por conta própria são os serviços de consultoria, nos quais são desempenhadas atividades como:
- Assistência técnica;
- Vistoria de perícias;
- Desenvolvimento de projetos agrícolas;
- Elaboração de laudos técnicos.
Agronomia em alta
A Agronomia é um dos pilares mais importantes da economia brasileira, mas não se limita ao Brasil. Diversos países costumam fazer conferências internacionais para analisar os avanços e extensões da área.
Com a constante preocupação ambiental e o diálogo do desenvolvimento sustentável ganhando força, a agronomia tende a mudar. Sem dúvida, a tecnologia e a ciência farão parte dessa mudança.
Agricultura 5.0, inovações tecnológicas, Inteligência Artificial (IA), bancos de dados e automação de processos podem fazer parte do futuro deste setor. Aliás, eles podem ser a chave para alcançar metas atualmente impensáveis.
É necessário lembrar que estamos no início de uma nova era científica. Portanto, atentar-se a essas transformações do mercado pode ser fundamental para ser uma referência profissional na agronomia.
Com toda a informação sobre a faculdade de Agronomia, a atuação de um agrônomo e as tendências para o futuro, duvido que não tenha se interessado pela área.
Agora, se você acha que já está pronto para aprender a se tornar um excelente profissional de Agronomia ou se precisa saber um pouco mais sobre a profissão, a Unisa está com você.
Acessando faculdade de Agronomia, vai saber tudo o que quiser sobre o curso e ainda escolher a melhor forma para ingressar na graduação e começar quanto antes!