Segundo o Índice de Bem-Estar Corporativo do Zenklub (instrumento de pesquisa que mede o bem-estar no trabalho, entrevistando funcionários diferentes setores) de maio de 2022, o estado atual da Saúde Mental no ambiente de trabalho no Brasil sugere que as organizações precisam fazer muito mais para chegar no que seria o número ideal: acima de 78,2.

Promover a Saúde Mental auxilia na produtividade do time e pode reduzir os afastamentos de colaboradores. Pensando nisso, separamos algumas ações que podem ser implementadas no dia a dia para tornar o ambiente mais saudável. 

Quer saber mais? Ao final desta publicação, confira informações sobre a Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Saúde Mental nas Organizações EAD da Unisa!

Conexão Mercado – Saúde Mental

Leia também:

O mercado de trabalho na área de Pesquisa Clínica

Faculdade de Serviço Social: conheça mais sobre área

Saiba tudo sobre a Graduação de Engenharia EAD

Não exponha o colega

Independente dos erros cometidos, não crie um espetáculo para expor o colega de equipe. Se precisar apontar o erro de alguém, basta conversar em particular. Criar palco e usar holofotes pode fragilizar a pessoa e, consequentemente, toda a equipe. 

Não grite

Sair gritando pelo setor? Nem pensar! Se até mesmo alterar o tom de voz já é considerado uma falta de assertividade, imagina passar por um papelão desses? Isso demonstra desiquilíbrio emocional, falta de profissionalismo e também não gera respeito — pelo contrário.

Não seja sarcástico, irônico ou dê indiretas

Fazer piadas e brincadeiras que tocam na ferida alheia é uma prática muito comum de pessoas com insegurança sobre si mesmas e o trabalho. Por que diminuir o outro quando ambos podem crescer juntos? Sem contar que isso causa mal-estar no setor e pode até criar situações irreais na cabeça do outro.

Aceite e dê feedbacks

Os feedbacks não podem acontecer só em dias marcados. Pelo contrário, devem ser diários e realizados de forma clara e amigável. Não gostou de algo? Tire 15 minutos do dia para conversar e dizer o que não gostou. Conversas francas resultam no bem-estar geral. Elogiar também é importante, afinal, críticas em excesso só fragilizam as pessoas.

Aprenda a dizer não

“Não, não tenho tempo agora. Pode ser daqui meia hora?” Às vezes é complicado dar uma negativa para o seu colega, mas isso é necessário para entender o quanto de trabalho você consegue fazer, além de ajudar no gerenciamento das tarefas… sem contar que impõe limites em certas questões do ambiente corporativo.

Sobre a Pós-Graduação em Gestão de Projetos de Saúde Mental nas Organizações EAD:

A especialização prepara gestores focados na administração dos processos de Saúde Mental dentro das organizações desde o planejamento, até o gerenciamento de ferramentas e espaços de saúde.

As inscrições para as turmas de junho já estão abertas!

Clique aqui e baixe o e-book com mais informações.

Quer saber mais sobre a área? Clique aqui e confira o webinar organizado pela Pós-Graduação EAD sobre “Empresas Adoecedoras e Empresas Promotoras de Saúde Mental”!

Acompanhe as publicações no #BlogDaUnisa: vestibular, carreira, formação e muito mais!

Deixe uma resposta