Você sabe o que é uma pesquisa clínica? É um estudo realizado por farmacêuticos especialistas que avalia os parâmetros de segurança e eficácia de novos medicamentos. É por meio dela que são encontradas novas e melhores maneiras de detectar e tratar doenças. Inclusive, os tratamentos que existem hoje só são possíveis, pois passaram por um estudo clínico minucioso.
Com a pandemia de covid-19 e as vacinas que foram desenvolvidas, o assunto está mais em alta do que nunca. Pensando nisso, preparamos um artigo especial para você ficar por dentro de todas as informações envolvendo a área!

Leia também:
Mercado de trabalho: maior índice de otimismo desde o início da pandemia
Seu local de trabalho é um ambiente seguro e saudável para mulheres?
Entenda a importância da Neurociência na Educação
Principais funções da Pesquisa Clínica
Entre diversas funções, podemos destacar a atuação na regulação e fiscalização de medicamentos; elaboração de pesquisas técnico-científicas; análises clínicas, toxicológicas, microbiológicas e bromatológicas; controle de qualidade de produtos e serviços farmacêuticos e muitos outros.
Áreas e instituições de atuação
Segundo a Cartilha de Pesquisa Clínica do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP), as áreas de atuação em Pesquisa Clínica são bem abrangentes: laboratórios, centros de pesquisa, organizações de Pesquisa Contratada (CRO), indústrias e muito mais.
Perfil do profissional
O farmacêutico especializado na área de pesquisa precisa ter uma série de habilidades:
- Capacidade analítica
- Visão crítica
- Capacidade de comunicação
- Formação cultural ampla
- Capacidade de resolução de problemas
Média salarial
De acordo com as informações do site Salário.com , um farmacêutico do estado de São Paulo especializado na área ganha em média R$ 4.427,90 em uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Sobre a Pós-Graduação em Pesquisa Clínica da Unisa:
O curso é EAD e visa capacitar o aluno para que ele compreenda o processo de pesquisa com seres humanos, especialmente os destinados à aprovação de novos medicamentos e dispositivos médicos. Além disso, ele também desenvolve conhecimentos e habilidades necessários para trabalhar na área.
As inscrições já estão abertas!
Clique aqui e faça o download do e-book com mais informações.
Quer saber mais sobre a área? Clique aqui e confira o webinar organizado pela Pós-Graduação EAD, “A Situação Atual da Pesquisa Clínica no Brasil”!
Acompanhe as publicações no #BlogDaUnisa: vestibular, carreira, formação e muito mais!