Manter o funcionamento de uma escola — seja ela do ciclo Infantil, Fundamental ou Médio, requer uma série de habilidades técnicas e comportamentais, pois o profissional que atua na Gestão Escolar é responsável pelo bom funcionamento da instituição e deve gerir tanto os recursos humanos quanto financeiros e administrativos do local.

Confira abaixo as principais demandas dessa área e saiba como obter sucesso na profissão!

Conexão Mercado – Gestão Escolar

Gestão Escolar

Entre as atribuições do gestor de escolas está o desenvolvimento e acompanhamento do Projeto Pedagógico. Por meio dele ficam definidos conteúdos, linhas de atuação e metas que garantem uma Educação de qualidade. Para que essa gestão seja feita de maneira plural e diversa, é importante que o profissional tenha visão inclusiva e participativa.

Gestão de Pessoas

O profissional deve gerir diferentes equipes e lidar com diferentes grupos de pessoas, pois as equipes técnica, administrativa e operacional ficam sob supervisão dele, assim como o corpo docente. Além disso, quem exerce o cargo deve estar preparado para lidar com demandas de alunos e familiares.

Gestão de Recursos Financeiros

A Gestão Escolar também deve lidar com a parte financeira da instituição. Entre elas: quais e quanto dos recursos devem ser alocados para manutenção e infraestrutura do prédio, tanto para inovação como para emergências do local.

Como obter sucesso na Gestão Escolar?

O cargo geralmente é exercido por profissionais da área da educação. Ainda que as licenciaturas abordem de maneira generalista alguns conteúdos, a melhor opção para quem busca oportunidades em gestão de escolas, seja como diretor, coordenador pedagógico ou supervisor, é o MBA em Gestão Escolar.

Aqui na Unisa, o curso é ofertado na modalidade EAD e tem duração de seis meses. Quer saber mais? Clique aqui.

Leia também

Pretende fazer Pós-Graduação? Veja a melhor opção para seus objetivos!

Psicopedagogia Clínica e Institucional: conheça a área!

5 ações para promover a Saúde Mental no ambiente de trabalho

Curtiu o conteúdo? Fique de olho no #blogdaUnisa e no site para publicações diversificadas sobre Educação e Empregabilidade!

Deixe uma resposta