De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há uma projeção de crescimento para essa população e a estimativa é de que em 2060, os idosos representem 25,49% dos brasileiros. Além disso, a população com mais de 65 anos tem adiado a aposentadoria cada vez mais, seja pela necessidade de sustentar a família, ou pela vontade de manter-se ativo.

Com os esses números e o atual cenário de vida dos idosos no país, é preciso atenção às necessidades dessa parcela da população, o que inclui não apenas demandas de saúde, mas questões psicológicas e sociais com intuito da melhora da qualidade de vida de um modo geral.

Para quem deseja lidar, por meio do trabalho, com o processo de envelhecimento e as demandas que surgem nessa faixa-etária, a especialização em Gerontologia pode ajudar. Confira abaixo como atua o Gerontólogo!

Conexão Mercado

Leia também

Entenda o job do outro — empatia no mercado de trabalho

Seu local de trabalho é um ambiente seguro e saudável para mulheres?

Gerontologia x Geriatria

Os nomes são parecidos e o público atendido é o mesmo, porém, as áreas tratam de aspectos distintos da vida do idoso. O Geriatra é o médico especialista em idosos, tratando e prevenindo doenças que acometem a população idosa. Já o Gerontólogo, por sua vez, tem um papel mais amplo, pois profissionais de diferentes áreas estudam o envelhecimento por meio de questões biológicas, psicológicas, socioeconômicas, culturais e legais.

Mercado de Trabalho

A Gerontologia é uma especialidade que abrange diferentes áreas, portanto, o profissional com interesse em direcionar seu atendimento à população idosa pode atuar no nicho dentro da sua área de formação. Por exemplo: um professor pode focar na alfabetização dos mais velhos; um fisioterapeuta pode auxiliar em questões de mobilidade; um psicólogo na aceitação das transformações dessa fase… são muitas as opções!

Gerontologia na Unisa

A Unisa oferece a Pós-Graduação em Gerontologia na modalidade Presencial ou EAD. Com carga horária de 360 horas, a formação a distância permite a conclusão do curso em 6 meses.

Clique aqui e saiba mais sobre a Pós!

Curtiu o conteúdo? Fique de olho no #blogdaUnisa e no site para publicações diversificadas sobre Educação e Empregabilidade!

Deixe uma resposta