Com foco no mercado de trabalho, o LinkedIn é a maior rede profissional do mundo e soma mais de 50 milhões de usuários só no Brasil. Conhecida por facilitar contratações e relações corporativas, a plataforma também pode ser utilizada por estudantes.

Segundo a professora do curso de Recursos Humanos da Unisa, Rosilene Andréa Santos Alvarenga, “ter um perfil no LinkedIn é um elemento-chave para iniciar a carreira profissional”. 

Conexão Mercado

Leia também

Você é a sua marca: como desenvolver seu marketing pessoal

Como os Gêneros Literários são divididos?

Aumento da procura por cursos da área da saúde EAD

Para quem é estudante e busca uma oportunidade de estágio, uma das preocupações na hora de criar um perfil na plataforma é a falta de experiências profissionais. No entanto, o currículo na rede vai muito além. Por isso, aposte em conexões; fale sobre os seus interesses e competências; siga empresas que admira, socialize e transforme seu perfil em uma vitrine para os recrutadores.

Além disso, ao criar a conta, o LinkedIn oferece a opção “sou estudante” e oferece um curso on-line gratuito sobre o assunto. Pensando em ajudar a turbinar seu perfil na plataforma, separamos algumas dicas para você arrasar:

Atenção à foto de perfil

Segundo o LinkedIn, perfis com fotos são visualizados 27 vezes mais. Para o seu, escolha uma imagem profissional que seja adequada à área na qual pretende atuar. Também é possível escolher a imagem de fundo do perfil para tornar a página mais atrativa.

Complete seu cartão de apresentação

Na sua rede, uma das informações em destaque é o título. Então, nesse campo é legal incluir o curso e onde estuda. Por exemplo, “Estudante de Administração na Universidade Santo Amaro – Unisa”.

Inclua também um resumo sobre você. Ou seja, sua carta de apresentação! Conte sua história, paixões e motivações relacionadas ao seu segmento.

Inclua experiências

Aqui não fala apenas das vivências profissionais. Portanto, participou de feiras acadêmicas? Inclua! Faz trabalhos voluntários? Adicione! De acordo com a plataforma, 41% dos empregadores consideram esse tipo de trabalho tão importante quanto o remunerado.

Assim, uma excelente alternativa para agregar conhecimento ao seu perfil são os Cursos Livres. Inclusive, a Unisa oferece mais de 400 cursos 100% on-line e todos podem se inscrever.

Adicione competências

Há um campo específico para habilidades técnicas onde é possível incluir até 50 e ordenar as três principais. Além disso, colegas podem apontar seu grau de conhecimento em cada uma delas e você pode fazer o mesmo por eles.

Utilize palavras-chave

Recrutadores encontram candidatos por meio de termos específicos. Portanto, use palavras-chave tanto no perfil, quanto nas publicações. Nesse sentido, compartilhar artigos, links e notícias são formas de manter a interatividade na rede e atrair recrutadores.

Crie um alerta de vagas

Por fim, utilize o buscador de vagas. Primeiramente personalize-o de acordo com o cargo pretendido, região, data de publicação ou nível de experiência. Desse modo, crie um alerta e receba, diária ou semanalmente, uma lista com as novas oportunidades.

Curtiu o conteúdo? Fique de olho no #blogdaUnisa e no site para mais publicações sobre educação e empregabilidade!

Deixe uma resposta